Saúde
Após meses sem falar, homem paralisado com implante cerebral fala pela primeira vez e diz que “quer cerveja”
O médico responsável pelo implante considera a fala um avanço e acredita na possibilidade de aperfeiçoamento da técnica.
A Ciência Moderna cada vez mais desafia os ditos limites da natureza e se arrisca em diversas novas técnicas.
Como é o caso do experimento do neurocientista Dr. Jonas Zimmerman, responsável pela implantação de dois eletrodos quadrados no cérebro de um paciente com paralisia.
No caso, o aparelho seria o meio que possibilitaria a comunicação em pessoas sem a capacidade de movimentos voluntários, e é uma descoberta recente. Ainda assim, a chance da tecnologia avançar com os anos é muito grande.
Leia mais: Na Alemanha, pesquisadores criam porcos para transplante de coração em humanos.
Homem paralisado fala após meses
Segundo matéria do Independent, a fala do paciente inteiramente paralisado aconteceu na última sexta-feira (25) e foi uma surpresa para toda a equipe. E a surpresa veio principalmente por conta das frases ditas por ele: “eu quero uma cerveja”.
Segundo os especialistas, o homem conseguiu falar cerca de um caractere por minuto até completar a frase, sendo a maior taxa de fala dele. Ademais, o paciente também foi capaz de falar que “queria um curry” e também que “queria carinho da minha mãe”.
Foi o seu maior avanço desde a cirurgia em 2019, embora os médicos também considerem a movimentação dos olhos e pálpebras como comunicação. Ainda assim, o maior interesse é a recuperação da fala e o movimento efetivo dos membros, especialmente as mãos.
Paciente com paralisia Completa
O caso desse paciente trata-se de um caso de “aprisionamento completo”, em que todos os movimentos corporais são afetados. No entanto, essas pessoas ainda conseguem manter, em certo nível, o pensamento ativo, porém não conseguem emitir comandos de comunicação.
Entretanto, com o avanço da medicina como a implantação de aparelhos de estímulo neural ou de comunicação já está a surtir efeito em diversos pacientes no mundo. Dessa forma, diminui-se o nível de mortalidade entre esses pacientes, e aumenta-se a expectativa de vida dos mesmos.
Porém, esses trabalhos exigem investimentos robustos, ao passo que o avanço ainda é pequeno para toda a demanda, embora constante.

-
Tecnologia16 horas atrás
Nubank tem surpresa exclusiva para os clientes; fique por dentro
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Salário não é tudo! Veja o que atrai (de verdade) a Geração Z para uma vaga
-
Tecnologia1 dia atrás
Não jogue fora! Veja ideias criativas para reaproveitar seu modem antigo
-
Tecnologia1 dia atrás
Qual smartphone os magnatas da tecnologia usam? As escolhas de Cook, Bezos, Musk e outros
-
Tecnologia1 dia atrás
ChatGPT lança assistente de compras: como utilizar e quais os benefícios da novidade?
-
Economia1 dia atrás
Mudanças no seguro-desemprego: veja novos valores e regras atuais
-
Finanças2 dias atrás
Primo Pobre compartilha estratégias para conseguir o melhor financiamento imobiliário possível
-
Curiosidades13 horas atrás
Jovem de 14 anos visita parque com a família e sai de lá com R$ 5 milhões no bolso