Conecte-se conosco

Economia

Carga tributária elevada e juros altos inibem desempenho da pequena indústria

Com recuo de 3,1 pontos percentuais, índice industrial cai para 44,3 pontos

Publicado

em

Alta carga tributária (equivalente hoje  a 34% do PIB) e os juros elevados (Selic a 13,75% ao ano) são as principais causas apontadas, no estudo ‘Panorama de Pequena Indústria (PPI) – divulgado nesta segunda-feira (30) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) – para o recuo de 3,1 pontos percentuais (p.p.) do índice de desempenho das pequenas indústrias no quarto e último trimestre de 2022.

Em decorrência da queda, o indicador recuou a 44,3 pontos, mas se manteve acima da média histórica, de 43,8 pontos, para esse segmento, que corresponde a indústrias de pequeno porte com até 50 funcionários. Pela primeira vez, desde julho de 2020, em janeiro corrente, os empresários admitiram ‘perda de confiança’ do setor.

Aqueles que ‘elegeram’ a carga tributária como o principal entrave da atividade foram 37,6% dos empresários, da indústria de transformação consideraram. Na construção civil, porém, o problema foi apontado por 24,5% dos empresários. Em contrapartida, as altas taxas de juros lideraram as reclamações, também na construção civil, para 29,3% do universo empresarial, e para outros 21,9% na indústria da transformação.

Logo abaixo dos fatores citados, o acesso ao crédito é a maior ‘dor de cabeça’ desse empresariado (construção, transformação e extrativa), uma vez que o Índice de Situação Financeira, divulgado no PPI, recuou ligeiramente (-0,7%) no último trimestre do ano passado, indo a 43 pontos. No comparativo com idêntico trimestre de 2021, houve aumento de um ponto percentual.

Segundo o gerente de Política Econômica da CNI, Fábio Guerra, “o cenário do mercado de crédito é desafiador, por conta, principalmente, do elevado nível da taxa de juros. Por isso, é ainda mais importante que as micro e pequenas empresas busquem orientação adequada no momento de busca por financiamento ou empréstimo”.

Mesmo com a insatisfação recorrente com relação à taxa básica de juros (Selic) – desde agosto de 2022, mantida em 13,75% a ano – o empresariado iniciou 2023 ‘animados’ com as perspectivas econômicas, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para as pequenas indústrias recuou para 48,8 pontos em janeiro de 2023, após queda de 1,9 ponto na comparação com dezembro.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS