Conecte-se conosco

Saúde

Cárie não tratada pode causar disfunção semelhante à da influenciadora Virginia Fonseca; entenda

As causas da DTM são diversas, incluindo estresse, má oclusão dentária, lesões, artrite, hábitos de morder ou ranger os dentes.

Publicado

em

No último dia (27), a influenciadora digital Virginia Fonseca divulgou em suas redes sociais que recebeu diagnóstico de disfunção temporomandibular (DTM), condição que pode ser agravada por cáries. Após a declaração, muita gente ficou curiosa para saber mais sobre esse problema.

Segundo seu dentista, Raulino Borges, as lesões na arcada dentária – causadas por cáries, por exemplo – podem alterar o padrão de fechamento da boca, provocando o quadro de disfunção temporomandibular (DTM).

Os sintomas da disfunção incluem dor ou desconforto na face, ouvido ou pescoço, dificuldade ou dor ao abrir e fechar a boca, estalos ou cliques ao mover a mandíbula, entre outros.

“Quando você tem uma cárie e ela não é corrigida imediatamente, ou quando a instalação não é feita devidamente, vai mudar a posição dos dentes, o que muda o padrão de fechamento. A mudança do padrão de fechamento é o que dá a DTM”, diz o dentista.

O que provocou a condição, no caso da influenciadora, foi uma “resina mal feita” no dente, que alterou o padrão de fechamento de sua boca.

Tratamento da disfunção

O tratamento da DTM depende da gravidade dos sintomas e da causa subjacente, podendo incluir terapia física, medicamentos para aliviar a dor, tratamentos dentários como ajuste oclusal e até mesmo cirurgia nos casos graves.

No entanto, o principal jeito de tratar a disfunção temporomandibular é usar uma placa de acrílico. O aparelho é responsável por proteger a arcada dentária e reduzir as dores no local. Em casos mais leves, como o de Virginia, a simples retirada da cárie causadora da DTM pode solucionar o problema.

Dicas para evitar a cárie

A cárie é uma das causadoras da disfunção, por isso esteja sempre atento à higiene da boca. Confira algumas dicas:

  • Escove os dentes duas vezes ao dia;
  • Use fio dental diariamente para remover partículas de comida e placa bacteriana entre os dentes e na linha das gengivas;
  • Visite o dentista regularmente para exames e limpezas profissionais;
  • Evite o consumo excessivo de bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos;
  • Escolha alimentos nutritivos e equilibrados e evite alimentos ricos em açúcares e carboidratos refinados.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS