Conecte-se conosco

Agronegócio

China libera importação de carne bovina brasileira certificada antes do embargo

As cargas já estavam a caminho do país asiático quando houve a suspensão da importação

Publicado

em

Nesta terça-feira, 23, Administração Geral de Alfândegas da China (GACC) informou que as autoridades chinesas liberaram a importação de lotes de carne bovina brasileira, certificadas antes do embargo do dia 4 de setembro.

As cargas já estavam a caminho do país asiático quando houve a suspensão da importação e apenas pouco mais de 100 toneladas de carne bovina brasileira foram liberadas.

Após dois casos atípicos de “vaca louca” terem sido notificados em Minas Gerais e Mato Grosso, as importações de carne bovina foram interrompidas pelo país asiático. Segundo a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), a China compra quase metade das cerca de 2 milhões de toneladas que o Brasil exporta, e devido ao embargo, em outubro, as exportações totais de carne caíram 43%, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Determinada pelo próprio governo brasileiro, a suspensão das exportações atendeu a um protocolo sanitário firmado com a China, que em caso de identificação de doença prevê interrupção do comércio. Nesta terça-feira, a suspensão das exportações da carne bovina completou 80 dias.

Mesmo após a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) ter informado que as ocorrências não representam risco para a cadeia de produção bovina brasileira, a decisão depende da China, que ainda mantém o veto.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS