Automobilística
Ainda existe carro popular? Veículos de entrada já superam os R$ 60 mil
Em 2011, era possível comprar um Chevrolet Celta 0 km por apenas R$ 24,7 mil. Atualmente, o veículo mais barato entre os novos custa perto de R$ 50 mil.
O apelido “popular” aos carros de entrada vem perdendo gradativamente seu sentido. Afinal, a maioria dos carros 0 km de entrada custam mais de R$ 50 mil. Em dez anos, o preço dos chamados “carros populares” quase triplicou.
Leia mais: SUV elétrico de 693 cv e que anda sozinho será vendido no Brasil
Carro popular
Em fevereiro de 1993, o governo federal assinou a regulamentação do carro popular. A condição era a de que os motores dos veículos não poderiam ter mais do que 1 mil cm³.
Uma vez enquadrado na categoria de carro popular, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) era de apenas 0,1%. Por isso, nessa época o termo “carro mil” ficou bastante famoso. Eram veículos 1.0 e bastante simples, que tinham um preço final reduzido.
Foi daí que surgiram modelos como o Fiat Uno Mille e o VW Gol 1000, por exemplo. A proposta do carro popular, inicialmente, era a de que ele custasse o equivalente a US$ 7 mil. Na conversão, seria como se um 0 km popular custasse algo em torno R$ 35 mil hoje.
A realidade, no entanto, é bem diferente da ideia inicial. Os carros novos mais vendidos de 2021 são mais caros do que os mais vendidos em 2011. Em apenas uma década, o valor médio dos veículos populares triplicou. Aliás, a potência de muitos carros de entrada é maior do que as dos antigos “carros mil”.
Alta nos preços
O ranking apontado pela Fenabrave dos 10 carros mais vendidos em 2011 reunia apenas modelos compactos. Hatchs e sedãs compactos eram os automóveis com maior volume de venda entre os 0 km da época.
Assim, a média de valor dos 10 mais populares de 2011 ficou em R$ 33.3 mil. Bem diferente de hoje, já que a média de valor dos 10 mais comprados chega a R$ 96 mil.
O carro mais barato da lista, em 2021, é a versão simples do Renault Kwid, que já custa quase R$ 50 mil. O preço mais caro fica por conta do Jeep Compass, com valor de R$ 187 mil.
Para quem não se lembra, o preço de um Chevrolet Celta 0 km em 2011 era de R$ 24.7 mil. Não eram raras promoções de carros simples, duas portas, 0km que custavam perto dos R$ 20 mil. Hoje, esses números soam como se fossem de um passado bem distante.
-
Política11 horas atrás
PL propõe cancelamento imediato de serviços de celular e internet pela internet
-
Tecnologia2 dias atrás
Deixar o Wi-Fi do celular ligado fora de casa: veja por que fazer isso é arriscado
-
Carreira2 dias atrás
28 dias de trabalho, 28 dias de descanso: quanto ganha um piloto de navio?
-
Mundo2 dias atrás
The Economist revela qual é a melhor cidade para se viver na América Latina
-
Automobilística1 dia atrás
Dois modelos de carros serão descontinuados pela Volkswagen; veja quais
-
Saúde1 dia atrás
4 tipos de alimentos PERDERAM o selo de saudáveis nos EUA; veja quais
-
MEI2 dias atrás
Nem todo mundo pode ser MEI em 2025: confira as profissões que ficam de fora
-
Mundo11 horas atrás
Teste de honestidade feito em 40 países mostra Brasil em posição desfavorável