Economia
Cartão de crédito no Brasil passará a cobrar menos dos clientes?
Banco Central aponta uma possível melhoria para o rendimento anual dos brasileiros no cartão de crédito. Mudanças podem estar por vir.
Especialistas mostram que as alterações no layout do documento evitam que o consumidor possa se endividar.
Documento do Banco Central divulgou na íntegra, na última quinta-feira (6), que a complexidade do produto, a desatenção ao consumidor e o baixo nível de letramento são os principais fatores para que a utilização do serviço do cartão de crédito aconteça da forma incorreta.
O documento aponta que a dívida é derivada do crédito rotativo (quando não é pago o valor total da fatura no mês) e quando há o parcelamento desses gastos, e esses produtos são os que possuem as maiores taxas de juros do país, que gira em torno de 300% anualmente. Dados mostram que a prática é equivalente às pessoas que possuem a renda abaixo de dois salários-mínimos.
Fatura do cartão será mais simples?
De acordo com o Bacen, com as faturas dos cartões de crédito trazendo um descritivo mais simples, a compreensão seria mais fácil e haveria um aumento de consumidores que pagariam suas contas em dia, reduzindo o endividamento excessivo.
O efeito de tornar a fatura mais simples iria gerar o entendimento do que é preciso pagar e quais seriam as consequências do atraso, e como mostra o estudo, o impacto maior foi com pessoas com baixa escolaridade.
“Os resultados sugerem que aprimorar a clareza e a organização das informações têm potencial de melhorar o entendimento sobre o produto, incentivar boas decisões financeiras e reduzir o endividamento”, diz o Bacen em texto divulgado.
Cartão de crédito
O experimento realizado simplificando o layout das faturas de crédito integrou a iniciativa que promove a Cidadania Financeira do Banco Central. A amostra de estudo coletada contou com pessoas de diferentes sexos, idades e classe social. A ideia é para que o estudo ajude a melhorar a compreensão das faturas dos cartões de crédito em todo o país, o que facilitaria na diminuição das dívidas.
Hoje, os cartões de crédito são grandes problemas de pagamentos em todo o país. De acordo com o Bacen, ano passado, mais de 60 milhões de pessoas fizeram mais de 200 milhões de operações de forma mensal com o serviço do cartão de crédito. Em porcentagem, o número é equivalente a 40% da população adulta no Brasil.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp