Finanças
Cartões de supermercado: Heróis ou vilões do seu orçamento? Descubra!
Diversos mercados costumam oferecer cartões de crédito próprios aos seus clientes, mas será que é mesmo vantajoso adquiri-los?
Quando fazemos compras em um supermercado, é extremamente comum nos depararmos com algum funcionário oferecendo um cartão do estabelecimento. Normalmente, as ofertas são acompanhadas de promessas de diversos benefícios, mas será que vale a pena aderir a esse produto?
Antes de tomar tal decisão, é preciso ponderar sobre vários pontos. Grandes marcas como Extra, Carrefour, Assaí e Pão de Açúcar fazem parcerias com operadoras de cartão para lançar seus respectivos modelos, e as regras costumam variar entre as opções.
Porém, em todos os casos, o objetivo é fidelizar o consumidor, incentivando-o a sempre consumir na referida rede de supermercados que lhe ofereceu aquela “vantagem”.
Mas quais são as vantagens e as desvantagens de se possuir um cartão de mercado?
Bom, geralmente, as empresas oferecem alguns descontos, linhas de crédito e prazos de parcelamento maiores para os detentores de seus cartões. É claro que os benefícios podem variar de uma rede de supermercados para outra, mas costumam ser quase os mesmos.
Assim como ocorre em lojas de roupas, farmácias e outros segmentos comerciais, o limite do cartão depende da pontuação do cliente, o famoso score. Resumindo, se você tem o nome sujo ou demais pendências, será difícil conseguir bons valores.
Inclusive, uma dica valiosa para poder aumentar seu poder aquisitivo é manter o pagamento das suas faturas em dia. Assim, as instituições o verão como bom pagador e se sentirão mais confiantes em lhe confiar mais crédito.
Porém, antes de pensar em adquirir algum tipo de ferramenta de crédito, é necessário colocar os prós e os contras numa balança, de modo a analisar se isso é realmente vantajoso e necessário para você.
Alguns mercados possibilitam até mesmo que o cliente use seus cartões em estabelecimentos parceiros, abrangendo, assim, a sua área de utilidade. Mas é aquilo: quanto mais você usa um cartão, maior é a fatura a ser paga depois.
Por fim, o grande segredo para não se atolar em dívidas é manter uma planilha com seus gastos mensais já planejados. Apesar de imprevistos sempre poderem surgir, você possuirá um guia para dar um “norte” para suas finanças.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp