Conecte-se conosco

Finanças

Cartões de supermercado: Heróis ou vilões do seu orçamento? Descubra!

Diversos mercados costumam oferecer cartões de crédito próprios aos seus clientes, mas será que é mesmo vantajoso adquiri-los?

Publicado

em

Quando fazemos compras em um supermercado, é extremamente comum nos depararmos com algum funcionário oferecendo um cartão do estabelecimento. Normalmente, as ofertas são acompanhadas de promessas de diversos benefícios, mas será que vale a pena aderir a esse produto?

Antes de tomar tal decisão, é preciso ponderar sobre vários pontos. Grandes marcas como Extra, Carrefour, Assaí e Pão de Açúcar fazem parcerias com operadoras de cartão para lançar seus respectivos modelos, e as regras costumam variar entre as opções.

Porém, em todos os casos, o objetivo é fidelizar o consumidor, incentivando-o a sempre consumir na referida rede de supermercados que lhe ofereceu aquela “vantagem”.

Mas quais são as vantagens e as desvantagens de se possuir um cartão de mercado?

Bom, geralmente, as empresas oferecem alguns descontos, linhas de crédito e prazos de parcelamento maiores para os detentores de seus cartões. É claro que os benefícios podem variar de uma rede de supermercados para outra, mas costumam ser quase os mesmos.

Assim como ocorre em lojas de roupas, farmácias e outros segmentos comerciais, o limite do cartão depende da pontuação do cliente, o famoso score. Resumindo, se você tem o nome sujo ou demais pendências, será difícil conseguir bons valores.

Inclusive, uma dica valiosa para poder aumentar seu poder aquisitivo é manter o pagamento das suas faturas em dia. Assim, as instituições o verão como bom pagador e se sentirão mais confiantes em lhe confiar mais crédito.

Porém, antes de pensar em adquirir algum tipo de ferramenta de crédito, é necessário colocar os prós e os contras numa balança, de modo a analisar se isso é realmente vantajoso e necessário para você.

Alguns mercados possibilitam até mesmo que o cliente use seus cartões em estabelecimentos parceiros, abrangendo, assim, a sua área de utilidade. Mas é aquilo: quanto mais você usa um cartão, maior é a fatura a ser paga depois.

Por fim, o grande segredo para não se atolar em dívidas é manter uma planilha com seus gastos mensais já planejados. Apesar de imprevistos sempre poderem surgir, você possuirá um guia para dar um “norte” para suas finanças.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS