Conecte-se conosco

Agronegócio

Cascas ao resgate: Mantenha pragas à distância de forma natural e econômica!

Não jogue cascas de frutas e verduras fora, você terá uma nova utilidade para elas. Confira como repelir pragas no seu jardim:

Publicado

em

Dicas para jardins: veja como proteger suas plantas com cascas de frutas e legumes

Você tem jardim, mas não consegue lidar com as pragas que geralmente aparecem? Quem cuida de plantas, sabe o quanto lesmas, insetos e outras pragas podem ser prejudiciais para as plantações.

Entretanto, há uma forma natural de você cuidar do seu jardim e evitar o aparecimento desse tipo de problema.

Normalmente, as cascas de frutas e legumes são descartadas após o preparo das refeições, mas você sabia que esses ‘resíduos’ possuem substâncias altamente benéficas para o seu jardim e funcionam como repelentes naturais contra pragas indesejadas?

Veja agora como você pode fazer isso e aproveite para colocar em prática e proteger seu jardim!

Dicas para jardins: veja como proteger suas plantas com cascas de frutas e legumes

Foto: New Africa – Shutterstock/Reprodução

Como proteger o meu jardim com cascas?

As cascas de frutas cítricas, como laranjas e limões, contêm óleos essenciais que atuam como repelentes contra uma variedade de insetos. Espalhá-las ao redor das plantas que estão sendo atacadas ou nas áreas onde as pragas são mais comuns pode ser uma estratégia eficaz para mantê-las afastadas.

Já as cascas de cebola e alho possuem propriedades antimicrobianas e antifúngicas, tornando-as perfeitas para repelir pragas de forma natural.

Um purê feito com essas duas poderosas combinações, em uma mistura com água, pode ser feito uma pulverização nas plantas para manter as pragas longe e prevenir doenças fúngicas.

Além de repelir pragas, as cascas de bananas e vegetais possuem uma riqueza de nutrientes que podem fortalecer o seu jardim. Por exemplo, as cascas de banana são uma excelente fonte de potássio, magnésio e cálcio. Ao enterrá-las no solo, elas se decomporão e liberarão esses nutrientes.

Por fim, as cascas de vegetais são ricas em matéria orgânica e nutrientes essenciais, como fósforo e potássio.

Ao adicioná-las à sua pilha de compostagem, você estará enriquecendo o solo do seu jardim. Elas também podem ter uso para formar uma cobertura orgânica, que desempenha um papel crucial ao reter a umidade do solo e suprimir o crescimento de ervas daninhas.

E aí, você já sabia dessas dicas? Então corre para colocar no seu jardim e fazer uma grande proteção!

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS