Saúde
Caso Klara Castanho: qual resultado da quebra de sigilo hospitalar?
A atriz Klara Castanho tece sua privacidade violada por profissionais do hospital no qual fez os procedimentos. Confira aqui!
No dia 25 de junho de 2022, ocorreu um episódio lamentável para a atriz Klara Castanho, que possui 21 anos de idade. Depois de terem vazado detalhes sobre sua vida, a atriz publicou em suas redes sociais um texto contanto que foi vítima de violência sexual.
Leia mais: Klara Castanho: Cofen vai investigar vazamento de informações sigilosas
Nessa ocasião, Klara acabou ficando gravida em decorrência do abuso e que, mesmo possuindo direito legal ao aborto, optou por entregar a criança para a adoção. Inclusive, esse ato está previsto na Lei 13.509 de 2017, a chamada “Lei da Adoção”.
No entanto, de acordo com o relato de Klara, quando ainda estava sob o efeito das anestesias, uma enfermeira falou algo em relação a publicação dessa informação, já que sabia que a atriz era uma figura pública.
Todavia, essa conduta por parte dos profissionais envolvidos no atendimento da atriz será apurada pelas entidades responsáveis, uma vez que o sigilo do paciente é primordial no atendimento hospitalar.
Em vista disso, em nota, o hospital que atendeu Klara disse: “O Hospital Brasil tem como princípio preservar a privacidade de seus pacientes bem como o sigilo das informações do prontuário médico. O hospital se solidariza com a paciente e familiares e informa que abriu uma sindicância interna para a apuração desse fato”.
Além disso, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) também se pronunciou sobre o caso e disse que “o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) manifesta profunda solidariedade à atriz Klara Castanho, que, após ser vítima de violência sexual, teve o seu direito à privacidade violado, durante processo de entrega voluntária para adoção”.
Por conseguinte, frisou que “o profissional de saúde que viola a privacidade do paciente em qualquer circunstância comete crime e atenta eticamente contra a profissão, conforme prevê o Art. 82 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Casos assim devem ser rigorosamente punidos, para que não mais se repitam”.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Finanças1 dia atrás
Descubra quanto você precisa ganhar para morar sozinho no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
4 pequenas árvores frutíferas para cultivar até em apartamentos