Empresas
Cemig recebe autorização para transferência em blocos de óleo e gás
A aprovação foi publicada no Diário Oficial da União
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a transferência de participações minoritárias da Cemig (CMIG4) em blocos de exploração de petróleo e gás para a Codemig.
A aprovação foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. A operação depende agora de aprovação pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Cemig – Codemig
A Cemig vai transferir para a Codemig a participação de 24,5% que detém em cinco consórcios de exploração de blocos de óleo e gás, quatro na Bacia do São Francisco e um na Bacia do Recôncavo. Com isso, a Codemig passa a ter 49% de participação nesses consórcios.
De acordo com informação do Cade, a operação faz parte de uma estratégia de desinvestimento da Cemig, que foi iniciada em 2017, para restabelecer o equilíbrio financeiro da Cemig. Para a Codemig, representa uma oportunidade de negócio por meio de sua consolidação como principal cotista minoritário nos cinco consórcios.
A venda das fatias foi fechada em processo de licitação. O valor do lance vencedor foi de R$ 1 mil. O pagamento será em parcela única e até 30 dias após a homologação definitiva do licitante vencedor.
As empresas
Companhia Energética de Minas Gerais S.A. é uma das principais concessionárias de energia elétrica do Brasil, tendo sede na cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais.
Já a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais é uma empresa pública responsável pelo desenvolvimento econômico do estado de Minas Gerais.
Em 2019, durante o Governo Zema, cogitava-se privatizar a companhia, como forma de poder entrar no Plano de recuperação econômica da União.
Veja CMIG4 na Bolsa:
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp