Empresas
Cemig recebe autorização para transferência em blocos de óleo e gás
A aprovação foi publicada no Diário Oficial da União
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a transferência de participações minoritárias da Cemig (CMIG4) em blocos de exploração de petróleo e gás para a Codemig.
A aprovação foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. A operação depende agora de aprovação pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Logo da Cemig
Cemig – Codemig
A Cemig vai transferir para a Codemig a participação de 24,5% que detém em cinco consórcios de exploração de blocos de óleo e gás, quatro na Bacia do São Francisco e um na Bacia do Recôncavo. Com isso, a Codemig passa a ter 49% de participação nesses consórcios.
De acordo com informação do Cade, a operação faz parte de uma estratégia de desinvestimento da Cemig, que foi iniciada em 2017, para restabelecer o equilíbrio financeiro da Cemig. Para a Codemig, representa uma oportunidade de negócio por meio de sua consolidação como principal cotista minoritário nos cinco consórcios.
A venda das fatias foi fechada em processo de licitação. O valor do lance vencedor foi de R$ 1 mil. O pagamento será em parcela única e até 30 dias após a homologação definitiva do licitante vencedor.
As empresas
Companhia Energética de Minas Gerais S.A. é uma das principais concessionárias de energia elétrica do Brasil, tendo sede na cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais.
Já a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais é uma empresa pública responsável pelo desenvolvimento econômico do estado de Minas Gerais.
Em 2019, durante o Governo Zema, cogitava-se privatizar a companhia, como forma de poder entrar no Plano de recuperação econômica da União.
Veja CMIG4 na Bolsa:

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Carreira7 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção