Conecte-se conosco

Curiosidades

Cerveja em lata ou garrafa? Especialista revela qual tem o melhor sabor

E certamente a resposta vai te surpreender!

Publicado

em

Quando se trata de escolher entre a cerveja na lata ou na garrafa, muitas pessoas podem ficar em dúvida sobre qual é a melhor opção, não sabendo se realmente existe diferença de sabor e teor alcoólico.

Mas, de acordo com o especialista Andrade Sommelier, há, sim, uma cerveja que é mais saborosa que a outra. Vamos mostrar qual é a seguir!

Em lata ou garrafa?

Andrade é curto e grosso: responde que a cerveja de lata é mais saborosa do que a de garrafa, devido à interferência da luz no sabor da bebida. A luz tem um impacto significativo no sabor de bebidas como vinho e cerveja.

A exposição à luz solar ou a fontes de luz artificial com radiação ultravioleta pode levar a reações químicas indesejadas nas bebidas, alterando seu sabor de maneiras adversas. Isso pode deixar a cerveja ‘choca’ e com um cheiro ruim.

Por isso, a lata acaba sendo a melhor alternativa, já que é mais eficaz em proteger a cerveja da luz em comparação com a garrafa.

Contudo, as empresas também utilizam garrafas coloridas, como as marrons e as verdes, para reduzir o impacto da luz na bebida.

Mesmo assim, as diferenças entre a cerveja na lata e na garrafa são mínimas e praticamente imperceptíveis. Portanto, a escolha entre os dois recipientes vai depender do perfil do consumidor.

Segundo especialista, as latas são melhores em conservar o sabor da cerveja – Imagem: reprodução

As latas têm uma vida útil mais longa e podem ser armazenadas por mais tempo sem perder o sabor e aroma originais, sendo ideais para quem valoriza a praticidade e a durabilidade. Já as garrafas são mais indicadas para quem busca um sabor autêntico e sofisticado.

Além do recipiente, outros fatores também influenciam o gosto da cerveja, como a produção, o armazenamento e o consumo.

Todas as cervejas devem ser mantidas em local fresco e escuro, longe da luz solar direta e de temperaturas excessivamente elevadas.

A temperatura ideal de armazenamento varia de acordo com o tipo de cerveja, mas geralmente fica entre 3ºC e 7ºC. Já para beber, o ideal é servi-la em uma temperatura entre 4°C e 8°C.

No caso dos vinhos, a luz também tem um grande poder de alterar o sabor e o aroma. Por isso, é comum utilizar garrafas de vidro escuro para proteger os vinhos da luz UV e reduzir o risco de danos.

A luz solar, a iluminação elétrica fluorescente e ultravioleta são as mais nocivas para o vinho, podendo alterar o sabor após pouco mais de 3 horas de exposição.

Portanto, se você deseja apreciar uma cerveja ou um vinho com todo o seu sabor e aroma originais, é importante prestar atenção não só no recipiente em que a bebida está armazenada, mas também em como ela é produzida, armazenada e consumida.

*Com informações do Estado de Minas.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS