Economia
China considera meta de crescimento anual de 5% do PIB para os próximos 5 anos
Pequim busca fixar uma meta de crescimento mais flexível para o 14º plano quinquenal para se proteger contra riscos externos decorrentes da pandemia.
As autoridades da China estão perto de estabelecer uma meta de crescimento econômico anual médio de cerca de 5% para os próximos cinco anos, valor inferior às faixas anteriormente consideradas para o período devido aos riscos globais, segundo fontes.
Pequim está buscando fixar uma meta de crescimento mais flexível para o 14º plano quinquenal, a fim de se proteger contra riscos externos decorrentes da pandemia, e devido a diferenças com os Estados Unidos, conforme afirmado por três pessoas envolvidas com a discussão após reunião da liderança na semana passada para definição de agenda.
Até o momento, nenhuma decisão foi tomada, visto que o governo ainda está preparando metas econômicas e de desenvolvimento social detalhadas segundo o plano de cinco anos, afirmaram as fontes.
Na reunião da semana passada, o presidente Xi Jinping e outras autoridades apresentaram um plano de cinco anos e objetivos para os próximos 15 anos. Entre eles, estão a meta de tornar a China um país de “alta renda” até 2025 e avançar para ser uma nação “moderadamente desenvolvida” até 2035, o que implica renda de mais de 20 mil dólares por pessoa.
“Tais objetivos devem ser expressos em números. Ainda precisamos de um indicador para desenvolvimento econômico durante o período do 14º plano quinquenal”, disse uma das fontes. “Teremos uma meta de PIB e ela pode ser de em torno de 5%”, acrescentou.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia12 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política15 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira