Conecte-se conosco

Economia

China quer produzir 95% de sua carne suína, diz governo

País trabalha para reconstruir rapidamente seu gigante rebanho de porcos após uma grave epidemia de peste suína africana.

Publicado

em

A China tem como meta atingir autossuficiência de 95% na produção de carne suína, o que ocorrerá por meio da retomada acelerada de seu gigante rebanho de porcos após uma grave epidemia de peste suína africana (PSA), apontou um documento governamental do país.

Os chineses vivem atualmente um aumento no foco em segurança alimentar, com surtos de coronavírus no exterior afetando exportadores de alimentos e tensões com grandes parceiros comerciais gerando preocupações em relação à oferta.

Divulgado no domingo, o texto não indicou um cronograma para a meta.

O país é o maior consumidor de carne suína do mundo, e entre 2000 e 2018 chegou à quase autossuficiência na proteína, com as importações ficando em cerca de 1% da produção no período.

Contudo, a China passou por uma epidemia de peste suína africana no começo deste ano, o que fez com que as compras do produto chegassem a mais de 2 milhões de toneladas, quase 10% do consumo.

O governo do país vem reiterando que espera que sua criação de porcos retorne aos níveis normais até 2021, tendo lançado uma série de medidas para estimular os produtores a construir novas áreas de criação de animais.

Pequim também disse que tem objetivos de continuar autossuficiente em ovos e carne de frango, e de aumentar o fornecimento interno de 85% das carnes bovina e ovina e mais de 70% do leite.

Segundo Pan Chenjun, analista sênior do Rabobank, as metas não estão longe dos números registrados atualmente, mas o objetivo da carne bovina apresenta dificuldades para ser atingido.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS