Conecte-se conosco

Agronegócio

Chuvas de setembro podem antecipar plantio da soja em Mato Grosso

Semeadura da oleaginosa ocorre durante a janela para o cultivo do milho

Publicado

em

O Estado responsável por um quarto de toda a produção brasileira de soja planeja aproveitar as chuvas previstas para o próximo mês para dar início ao plantio da oleaginosa, o que deve ser feito mais cedo neste ano.

O fator tempo é determinante para os sojicultores de Mato Grosso pois influencia diretamente no plantio, já que a semeadura da oleaginosa ocorre durante a janela para o cultivo do milho. O Estado, aliás, produziu mais de metade da segunda safra de cereal nacional.

Segundo os especialistas, este ano a chuva chegará mais cedo. A previsão é que o mês de outubro trará precipitações regulares para os Estados do Centro-Oeste, mas abaixo da média para o Sul.

Em 2020

No ano passado, o tempo seco atrasou o plantio de soja, comprometendo a “safrinha” de milho. Com isso, os produtores tiveram de semear cerca de metade da safra, o equivalente a 5 milhões de hectares, antes do previsto. Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a medida foi tomada nos primeiros 20 dias de novembro.

Para este ano, o produtor busca evitar a situação, principalmente porque o cereal tem apresentado forte demanda para ração animal. É que o atraso de plantio, causado pela seca e as geadas, prejudicou a produção em 2021, elevando os preços internos e aumentando a necessidade de importações.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS