Conecte-se conosco

Agronegócio

Chuvas provocam perdas de 119 mil hectares de lavoura em MG

Área de milho verão foi a mais afetada no Estado

Publicado

em

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) informou que as chuvas registradas entre dezembro e janeiro ocasionaram perdas em 119 mil hectares no Estado. O maior prejuízo foi constatado na área da safra de grãos, estimado em 74,5 mil hectares.

As lavouras de milho verão foram as mais afetadas. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a primeira safra do cereal foi estimada em 5,2 milhões de toneladas, o que apontava o Estado como o maior produtor, após o Rio Grande do Sul sofrer perdas pela seca. Devido às condições climáticas, 37,5 mil hectares de milho foram perdidos.

De acordo com a Emater, o feijão de primeira safra também sofreu com as chuvas. Cerca de 20,5 mil hectares foram danificados no Estado. A área equivale a 15% do total plantado em Minas Gerais, que foi de 133,2 mil hectares.

“O prejuízo só não foi maior porque as principais regiões produtoras de milho e feijão, como o Noroeste, Triângulo Mineiro e Sul de Minas não sofreram tanto com as chuvas”, disse em nota o diretor-presidente da Emater, Otávio Maia.

Em contrapartida, no Centro e Norte mineiros, alguns locais tiveram mais de 60% de área comprometida.

Além das lavouras de grãos, 3,4 mil hectares de hortaliças também foram prejudicados.

Uma análise realizada pela Emater indicou que 127 mil produtores sofreram algum tipo de impacto na atividade por causa das chuvas. Ao todo, 416 municípios relataram perdas no campo durante o período chuvoso, o que corresponde a 48,7% do total do Estado.

 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS