Automobilística
Citroën Oli: Conheça o carro 100% elétrico, feito com materiais reciclados!
Levando a sustentabilidade em consideração, Citroën lança carro elétrico feito de papelão, que será exposto no Salão do Automóvel de Paris.
A sustentabilidade permeia discussões políticas e sociais. Focada nisso, a empresa Stellantis, voltada para o mercado automotivo, criou um carro 100% elétrico e com base em materiais recicláveis, em especial, o papelão, chamado de Oli, que se pronuncia “All-e.
Nesse sentido, o Oli já possui presença confirmada no stand da montadora francesa na próxima edição do Salão do Automóvel de Paris, que acontecerá entre os dias 17 e 23 de outubro. O que mais é atrativo nesse novo modelo são os materiais usados para compor o Oli.
Ao contrário do que muitos pensam, o Oli, conhecido popularmente como “carro de papelão”, não é de brinquedo. Esse carro possui semelhança estrutural com o Jeep Renegade, também da Citroën. O carro possui 4,20 metros de comprimento, 1,90 metros de largura e 1,65 metros de altura.
Além disso, foi feita a redução e substituição dos materiais tradicionais, como o aço pelo papelão. Por conta disso, o Oli é um carro extremamente leve. De acordo com a Citroën, ele pesa cerca de uma tonelada, contando com bateria de 40 kW.
Devido a essa potência, o carro poderá se locomover por 400 km. Caso esteja se questionando: “Será que esse carro é resistente a chuva?”. A resposta é sim, o teto e a traseira foram elaborados através de uma parceria com a empresa química Basf e são feitos de papelão ondulado reciclado com reforço de fibra de vidro, o que faz com que o carro possa pegar chuva tranquilamente.
Para o presidente da marca, Vincent Cobée, além de ser um carro ser ecologicamente correto, o Oli proporciona conforto e praticidade aos seus proprietários.
“A Citroën acredita que eletrificação nunca deve significar extorsão e que a consciência ecológica não deve ser punitiva, restringindo nossa mobilidade ou tornando o convívio com os veículos menos gratificante. Precisamos inverter essas tendências, tornando os veículos mais leves e mais baratos e encontrando maneiras inventivas de maximizar sua utilização. Caso contrário, as famílias não conseguirão pagar o preço de uma mobilidade livre quando os veículos elétricos se tornarem a única opção disponível. O Oli é uma demonstração contundente da maneira como a Citroën enfrenta esses conflitos, com determinação e otimismo”, esclarece Cobée.
Por fim, para os interessados nessa novidade, é válido enfatizar que os preços do Oli não foram estabelecidos, pois a marca ainda não sabe se irá lançar ou não esse carro no mercado, mas existe grande possibilidade de ser anunciado em breve.
-
Criptomoedas1 dia atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Empresas1 dia atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Finanças1 dia atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Tecnologia1 dia atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças1 dia atrás
Esta cédula valiosa de R$ 50 pode colocar até R$ 4 mil no seu bolso
-
Carreira1 dia atrás
Antes de mudarem o mundo, Steve Jobs e Bill Gates pediam emprego DESTA forma
-
Agronegócio2 dias atrás
Não vai mais comprar: entenda decisão do Carrefour sobre carne do Mercosul
-
MEI2 dias atrás
Qual o faturamento médio de um MEI no Brasil?