Conecte-se conosco

Agronegócio

Citronela: conheça as propriedades e utilidades da planta medicinal

Aromática e com propriedades medicinais significativas, a citronela tem muitas funções benéficas ao ambiente e ao nosso corpo. Confira!

Publicado

em

A citronela é uma planta perene que apresenta folhas finas e longas que exalam cheiro bastante característico. Essa espécie se assemelha muito ao capim limão, pois forma touceiras densas, e pode ser facilmente cultivada em canteiros, vasos ou jardineiras.

Além disso, a citronela é uma planta aromatizante, que possui propriedades medicinais e calmantes, repele insetos, sendo também, muito utilizada na produção de cosméticos.

E é justamente por apresentar inúmeras utilidades, que você não pode deixar de ter essa planta em casa. À propósito, existem diversas formas de fazer uso da citronela. Acompanhe!

Citronela na ornamentação

Além dos inúmeros benefícios já mencionados, a citronela pode servir como ornamento para a sua casa, visto que ficam lindas se cultivadas em vasos de cerâmica ou cimento. Desse modo, fica mais fácil controlar o seu crescimento.

Lembre-se, portanto, de coloca-las em lugar bem iluminado com incidência de sol direto, vez que é primordial para o bom desenvolvimento da planta. Além de decorar o ambiente, a citronela vai proporcionar um cheiro muito agradável.

Incenso natural de citronela

Os incensos são ótimos para renovar energias, além de proporcionar mais vitalidade. Todavia, os incensos industrializados diferem-se dos naturais, vez que eliminam agentes nocivos durante a queima. Por isso, a melhor alternativa é apostar nos incensos naturais.

E você pode perfeitamente fazer seu próprio incenso utilizando as folhas da citronela. Basta, para isso, colher alguns ramos e deixá-los secar ao sol. Depois, una as folhas, dobre-as e amarre com linha de algodão. Você pode queimar ou simplesmente usar como aromatizador de ambientes. 

Extrato de citronela 

O extrato de citronela tem propriedades calmantes e pode ser usado como aromatizador e repelente, por exemplo. Fabricar o extrato é um pouco mais difícil, contudo, vale muito a pena. Para isso, separe algumas folhas de citronela e lave bem para retirar impurezas.

Deixe-as secarem ao sol. Depois disso, pique as folhas em pedaços pequenos e coloque em um pote de vidro escuro. Adicione 70ml de água mineral e 30ml de álcool 70. Tampe bem e guarde em lugar escuro. Após 15 dias, coe o extrato, retirando as folhas.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS