Automobilística
Clonagem de placas: o que fazer quando a placa Mercosul não é suficiente?
“Veículos dublês” seguem sendo identificados no Brasil, inclusive com o novo padrão de emplacamento, adotado em 2020.
A adoção da Placa Mercosul no Brasil, ocorrida no início de 2020, não foi o suficiente para coibir ou diminuir os casos de clonagem. Apesar de o novo modelo expandir as combinações possíveis entre letras e números de 175 milhões para 450 milhões, a ação criminosa segue tendo êxito.
Números do Detran de São Paulo indicam um aumento preocupante dos chamados “veículos dublês”, ou seja, aqueles que rodam com placas clonadas.
Em 2020, foram 138 casos registrados, subindo para 301 em 2021 e 189 no ano passado. A recorrência de identificação de casos como esses tem deixado as autoridades alerta.
Dois Tipos de clonagem
Segundo o Detran, existem hoje duas formas possíveis de clonagem, independentemente se os carros estão ou não equipados com placas no padrão Mercosul. A primeira é quando o veículo dublê é 100% igual ao original, coincidindo cor, modelo e marca, por exemplo. E a segunda envolve apenas a clonagem da placa em si.
Nos dois casos, a intenção de burlar a fiscalização de trânsito é a mesma. Por isso, a penalização prevista no Código Processual Penal, também é idêntica: multa e prisão (em alguns casos), que pode variar de 3 a 6 anos.
O que fazer em caso de placa clonada?
Se você está se perguntando agora sobre como se proteger ou saber se teve a placa do carro clonada, a informação que temos para te dar não é nada boa.
Segundo o Detran, a única forma de saber se você foi vítima desse tipo de crime é cruzando com o veículo que está se passando pelo seu nas ruas da cidade ou receber alguma multa que você não tenha cometido. Caso contrário, é impossível antecipar qualquer informação ou certeza a respeito. Esse cenário, claro, só aumenta as dúvidas e preocupações.
Orientação
A orientação, caso você tenha sido multado e não reconheça a infração, é procurar o Detran local imediatamente para denunciar a clonagem de placas. Saiba, porém, que é imprescindível registrar um boletim de ocorrência antes.
Ao fazer a denúncia de maneira correta, o Detran poderá dar início ao procedimento de troca da placa, além de fazer uma nova vistoria e aceitar os recursos para anular as multas. A abertura desse tipo de processo pode ser feita digitalmente, pelo site do órgão, mas é preciso ir presencialmente a uma unidade para apresentar a documentação necessária.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho15 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%