Conecte-se conosco

Economia

CNH Social abre inscrições para 2,5 mil vagas neste estado

Programa oferece a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita para pessoas de baixa renda.

Publicado

em

cnh grátis

O programa CNH Social está com inscrições abertas para quem quer tirar, de maneira totalmente gratuita, sua primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A terceira etapa da iniciativa tem 2,5 mil vagas abertas, mas somando todas as fases já foram oferecidos mais de 8 mil documentos.

Leia mais: Inflação continua em crescimento acelerado no Brasil; entenda o porquê

Para participar, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e ter os dados atualizados nos últimos 24 meses;
  • Ter mais de 18 anos completos no momento da inscrição;
  • Residir no Espírito Santo;
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos; e
  • Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.

“O CNH Social representa o empoderamento daqueles que não têm condições de tirar sua habilitação e também das mulheres, que estão cada vez mais ocupando espaços nas categorias de veículos de grande porte e se colocando nesse mercado de trabalho. As inscrições já estão abertas e estamos criando a oportunidade para que mais 2.500 pessoas consigam obter sua habilitação ou mudar a categoria e possam se colocar no mercado de trabalho com esse diferencial”, afirmou o diretor geral do Detran-ES, Givaldo Vieira.

Inscrições e modalidades

As inscrições serão aceitas até o dia 4 de novembro, pelo internet, no site do Detran-ES. O resultado será publicado no dia 11 de novembro, às 12h, também no portal do órgão. Vale destacar que 5% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência.

Além de tirar a primeira CNH para as categorias A (moto) ou B (carro), quem já tem uma carteira de motorista poderá adicionar uma categoria (A ao B), ou ainda mudar de categoria (D ou E). Após a inscrição, não será possível modificar a escolha.

Desde 2020, o programa também oferece cursos cursos de especialização e atualização para condutores profissionais. Nesse caso, o candidato deve ter sua CNH válida, emitida com o benefício CNH Social; ser maior de 21 anos; e não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir ou cassação da CNH.

O interessado em participar das capacitações também não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS