Automobilística
CNH vencida e agora? Descubra o tempo que você ainda tem ao volante
A multa por dirigir com a carteira vencida é bastante alta, mas há um limite de tolerância estipulado por lei. Saiba qual é.
Apesar de muitos motoristas constantemente se esquecerem disso, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) possui uma data de validade e, portanto, deve ser renovada. O atual prazo de vencimento geral varia de 5 a 10 anos e isso faz com que diversas pessoas sejam pegas de surpresa.
Mas, afinal, quanto tempo é possível continuar dirigindo com a habilitação vencida sem arriscar ser multado? Aqui, responderemos a essa pergunta que tira o sono de muita gente que precisa estar ao volante diariamente. Continue a leitura e fique por dentro dos prazos para não esquecer mais!
Conhecendo o período de tolerância
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o portador de uma CNH pode continuar circulando com a documentação vencida por até no máximo 30 dias, contados após a data de vencimento.
Porém, uma vez que essa janela de tempo expira, o papel perde a validade e não pode mais ser usado nem como comprovante de identidade, segundo a lei vigente atualmente. E justamente por conta dessa perda de validade, o artigo 162 do Código de Trânsito afirma que aqueles flagrados em tal situação cometem infração gravíssima.
Consequentemente, a penalidade é bastante onerosa e o infrator é obrigado a pagar uma multa no valor de R$ 293,47, além de perder 7 pontos na carteira. Lembrando que o veículo também fica retido pelas autoridades responsáveis pela abordagem e só poderá ser retirado por um condutor devidamente habilitado.
Logo, caso isso não possa ser providenciado na hora, o automóvel é então encaminhado ao depósito para ser recuperado posteriormente pelo proprietário. Dessa forma, o ideal mesmo é se prevenir e se programar para efetuar todos os trâmites de renovação antes do vencimento.
Por fim, para fazer isso, o condutor deverá estar agendando um horário no Detran de sua cidade, portando toda a documentação necessária, como uma foto atualizada, comprovante de residência, CPF, além de pagar a taxa de renovação, cujos valores podem ser consultados por meio do site do órgão responsável ou via telefone.

-
Mundo2 dias atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio14 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Finanças21 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer