Conecte-se conosco

Agronegócio

Colheita do algodão no Ceará deverá bater recorde de produtividade

Expectativa do Estado é que a área plantada seja superior em mais de 3.234 hectares

Publicado

em

Um dos maiores produtores de algodão do Brasil, iniciou a retomada da plantação de algodão. Nos meses de agosto e setembro, os campos do Ceará ficam cheios. O Estado tem características naturais que fazem dele um grande produtor da pluma, principalmente quando alia técnica e tecnologia.

No anos 80, o Ceará chegou a plantar cerca de 1,2 milhão de hectares e foi considerado o maior produtor do Nordeste e o terceiro maior do Brasil. Devido a incidência do sol, o algodão do Ceará tem fibras longas. O algodoeiro cresce muito bem com a insolação, provando que o Estado tem condições de solo e clima muito aptas para a produção e colheita do algodão.

Segundo IBGE, em 2020, o Ceará plantou 2.919 hectares. Este ano, a expectativa do Estado é que supere a área plantada em mais de 3.234 hectares. “Hoje é um dia muito alegre, muito feliz de ver que o Ceará volta a produzir uma das suas grandes riquezas do passado. A economia do Ceará começou a se estruturar a partir exatamente da produção do algodão. E hoje, 30 anos depois, vejo inovação, novas tecnologias e empreendedores que acreditam no trabalho técnico e científico, é uma grande satisfação”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Junior.

As parcerias da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) com Embrapa, Centec, Ematerce e demais instituições ligadas ao setor também impulsionaram o aumento na produção no Estado. Na região da Chapada do Apodi, Iguatu, Missão Velha, Brejo Santo e Milagres há áreas de experimentos para o manejo do produto.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS