Saúde
Coma, pense, viva: Alimentos para nutrir o cérebro em todas as fases
Você sabia que existem vários tipos de alimentos propícios para cada momento da sua vida? Confira agora quais são e no que eles ajudam.
A relevância da discussão acerca de hábitos alimentares saudáveis tem se tornado cada vez mais evidente. Contudo, ao longo dos últimos tempos, há um crescente aumento no consumo de alimentos ultraprocessados e dietas ricas em gordura, açúcar e sódio.
Tudo isso tem uma grande contribuição para o crescimento da obesidade e de outras doenças relacionadas a distúrbios alimentares. Entretanto, também, é necessário destacar que existe um aspecto da nutrição frequentemente negligenciado: a saúde mental.
Diversos estudos já demonstraram que uma alimentação adequada pode melhorar o desempenho do cérebro. Contudo, recentemente, pesquisas indicam que certos alimentos específicos possuem um impacto ainda maior em diferentes fases da vida e no desenvolvimento cognitivo.
Portanto, vamos apresentar alguns alimentos que são ótimos durante a vida para te ajudar nessa. Vamos lá?
Foto: BBC/Reprodução
Gestação
Desde as primeiras semanas de gestação, o processo de desenvolvimento cerebral de um indivíduo tem início no útero materno, aproximadamente a partir do 18º dia de vida.
Além disso, um dos componentes cruciais para garantir um bom desenvolvimento é o iodo. Portanto, é fundamental que a mãe mantenha uma dieta que inclua um nível adequado de ingestão de iodo. Os alimentos que apresentam isso são:
- ovos;
- leites, queijos e outros derivados;
- peixes e frutos do mar cozidos;
Infância
No período da infância, o desenvolvimento cerebral prossegue em ritmo acelerado. Contudo, certas conexões, como a memória, tornam-se mais complexas e requerem nutrientes específicos.
Além disso, um dos nutrientes mais essenciais é o ácido graxo DHA. O DHA é um ácido graxo presente no ômega-3 e apresenta efeitos benéficos para o cérebro em todas as idades. Os alimentos que apresentam isso são:
- laticínios (leite e queijo);
- leguminosas ricas em ômega-3 (feijão e lentilha).
- peixes gordurosos (salmão, sardinha, truta etc.);
Fase adulta
Já na fase adulta, é frequente o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados devido às rotinas agitadas. O consumo de álcool também se apresenta como um problema nessa etapa da vida, assim como o uso de substâncias entorpecentes.
Um alimento que requer atenção especial é o café. Há evidências de que o consumo moderado dessa bebida pode trazer benefícios para o cérebro. Os alimentos que são bons nesta fase são:
- café e chás (uso moderado);
- peixes (ricos em ômega-3) e carnes magras;
- frutas e vegetais;
- leguminosas.
Terceira idade
Como mencionado anteriormente, o cérebro tende a sofrer uma degeneração gradual ao longo da vida. Portanto, é crucial que os idosos mantenham uma atividade cerebral constante, juntamente com uma alimentação adequada, a fim de evitar doenças como demência e Mal de Parkinson. Os melhores alimentos para essa fase são:
- peixes oleosos ricos em ômega-3;
- frutos silvestres;
- iogurtes;
- leguminosas.

-
Bancos16 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF13 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia8 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Empresas5 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação