Conecte-se conosco

Saúde

Combate ao açúcar: Novas medidas buscam diminuir consumo entre brasileiros

O consumo de açúcar no Brasil é muito grande e muitas vezes vem disfarçado em produtos que nem percebemos. Novas regras visam à redução em prol da saúde.

Publicado

em

O brasileiro tem o hábito de consumir muito açúcar, e das mais variadas maneiras. Seja na forma de um doce ou até mesmo para tirar o amargor do cafezinho, ele está sempre presente na rotina das pessoas.

Mesmo quando tentamos evitar o seu consumo excessivo, acabamos por utilizar alimentos que podem conter muito mais açúcar do que pensamos.

Desde outubro de 2022, novas regras para as embalagens de alimentos industrializados passaram a valer. Agora, os produtos devem trazer a informação se possuem altas doses de sódio, gorduras saturadas e açúcar.

O prazo para as marcas se adaptarem às novas regras expirou no começo deste ano, então já é possível encontrar as informações atualizadas nas embalagens.

O primeiro passo para reduzir o risco de desenvolver diabetes, ou até mesmo controlar melhor seus efeitos caso já tenha, é reduzir o consumo de açúcar utilizado para adoçar bebidas e alimentos.

O segundo passo é estar sempre atento às informações nas embalagens dos produtos que pretende comprar para consumir. O consumo excessivo de açúcar pode elevar o teor glicêmico no sangue e causar crises hiperglicêmicas em quem tem diabetes.

Quem tem diabetes corre maior risco de desenvolver doenças cardíacas e nos rins, além de complicações à saúde dos olhos. Em casos mais graves, pode até mesmo levar à morte.

O corpo, contudo, precisa de glicose para ter energia, mas sua quantidade no organismo precisa ser dosada. Essa é a função da insulina, um hormônio que regula a quantidade de glicose no sangue.

O diabetes, de acordo com o Ministério da Saúde, é uma doença resultante da má absorção ou da produção insuficiente ou até inexiste de insulina pelo corpo.

A doença pode ser controlada e até prevenida com uma dieta controlada e saudável com níveis baixos de açúcar. Apesar de ter certa influência genética, uma vida não sedentária, evitando o consumo de álcool, ajuda a manter o índice glicêmico sob controle.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS