Conecte-se conosco

Agronegócio

Comercialização de flores cresce 10% em todo o país

Brasil conta com 8 mil produtores de flores e plantas ornamentais, segundo IBGE

Publicado

em

Mesmo durante a pandemia da Covid-19, onde quase todos os setores registraram queda, as vendas de flores ‘desabrocharam’. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Pesquisas em Flores (Ibraflor), as vendas do setor aumentaram 10% em 2021.

Veja também: Mato Grosso do Sul ultrapassa meta de vacinação contra febre aftosa

Nesta semana, o Mercado Agropecuário registrou vendas que chegaram a 9,6 bilhões de reais. Essa evolução ocorre desde 2012, quando as vendas da divisão foram de 4,8 bilhões de reais. Para 2021, o crescimento deve ficar entre 2% e 5%, o que reduziu as estimativas em função do novo coronavírus.

O estado de São Paulo lidera o ranking de produção e consumo de flores do país. Outros estados como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Ceará também se destacam no cultivo.

Cenário

De acordo com os dados do IBGE, o Brasil possui 8 mil produtores de flores e plantas ornamentais. Existem cerca de 2500 cultivadores e cerca de 17.500 variedades. Segundo o Censo Agropecuário de 2017, só no Mato Grosso do Sul, existem cerca de 40 espécies de flores e plantas ornamentais. Nesse período, o mercado estadual movimentou cerca de R$ 883 mil reais.

Grande parte do cultivo de flores é destinado para o uso em datas comemorativas. O restante é divido em flores de corte, flores em vasos e outros serviços.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS