Agronegócio
Comissão debate cultivo de uvas e incentivo aos produtores
Consumo de vinhos aumentou durante a pandemia
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza na próxima quarta-feira, 24, uma audiência pública na Câmara dos Deputados para debater a política de crédito, tributação e seguro rural para os produtores de uva e vinho, os chamados vitivinicultores.
Pesquisas mostraram que o consumo per capita subiu 30% no País, em meio ao isolamento social, chegando à máxima de 2,78 litros para cada habitante com mais de 18 anos. Segundo o deputado Afonso Hamm (PP-RS), que pediu o debate, no Rio Grande do Sul, o setor movimentou mais de R$ 3 bilhões ao ano, o que corresponde a 1% do PIB gaúcho. “Em um ano muito difícil para todos os segmentos da economia, o mercado de vinhos foi na direção oposta e deu um salto histórico em 2020”, defende.
Hamm também lembrou que a vitivinicultura é fonte de renda na maioria das regiões produtoras e auxilia na manutenção da agricultura familiar. “Por isso, se faz necessário pensar em uma saída diante da alta carga tributária e a falta de políticas públicas de incentivos à comercialização do vinho”, disse.
Audiência
O debate, marcado para às 9h, deve ocorrer no plenário 6 da Câmara. Entre os convidados para a audiência estão o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Guilherme Soria Bastos Filho, o presidente do Sindicato da Indústria do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho), Júlio Fante e o presidente da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), Hermínio Ficagna.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp