Automobilística
Como a lombada eletrônica funciona? Entenda o limite de velocidade e evite multas
Lombadas eletrônicas se tornaram comuns no Brasil, mas ainda geram dúvidas.
As lombadas eletrônicas são dispositivos de fiscalização de trânsito amplamente utilizados no Brasil, especialmente em áreas urbanas com grande circulação de pedestres.
Diferentemente dos radares convencionais, esses equipamentos possuem painéis digitais que informam a velocidade dos veículos em tempo real. Mas será que a tolerância é maior do que nos demais medidores?
Além de funcionarem como instrumentos de controle de velocidade, as lombadas eletrônicas têm um papel essencial na segurança viária.
Elas costumam estar posicionadas em frente a escolas, hospitais e avenidas movimentadas, ajudando a reduzir a velocidade dos motoristas nesses trechos.
Como funciona uma lombada eletrônica?

A lombada eletrônica é um equipamento fixo que mede a velocidade dos veículos ao passarem por um determinado ponto da via. Ela opera por meio de sensores instalados no asfalto, que identificam se o motorista está dentro do limite permitido.
Caso a velocidade esteja acima do indicado, a infração é registrada automaticamente, gerando uma multa para o proprietário do carro.
Um dos diferenciais desse tipo de fiscalização é a presença de um painel digital, que exibe a velocidade do veículo no momento da passagem. Isso permite que o condutor visualize sua velocidade e, caso esteja acima do limite, tenha a chance de reduzir antes de cometer uma infração.
No entanto, o sistema não oferece uma tolerância maior do que outros radares – ele apenas informa a velocidade em tempo real.
A legislação prevê que a penalização seja aplicada independentemente do tipo de radar utilizado. Assim, se um motorista ultrapassar o limite permitido, mesmo que seja em uma lombada eletrônica, ele estará sujeito às mesmas sanções de um radar comum.
Qual a tolerância de velocidade?
Muitos condutores acreditam que a lombada eletrônica oferece uma margem de tolerância maior para o excesso de velocidade, mas, na prática, a regra segue os mesmos padrões dos radares convencionais. A legislação brasileira estabelece limites diferentes conforme a velocidade máxima permitida na via.
- Para vias com limite de até 100 km/h, a tolerância fixa é de 7 km/h. Isso significa que, em uma via onde o limite é 50 km/h, o motorista só será multado se passar a 58 km/h ou mais.
- Para vias com limite acima de 100 km/h, a tolerância é de 7% sobre o limite. Ou seja, em uma rodovia com limite de 110 km/h, a multa só será aplicada se o veículo ultrapassar 117,7 km/h.
Caso o condutor ultrapasse essa margem, a penalidade será aplicada de acordo com o nível da infração:
- Até 20% acima do limite → Infração média, multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.
- Entre 20% e 50% acima do limite → Infração grave, multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.
- Mais de 50% acima do limite → Infração gravíssima, multa de R$ 880,41 e suspensão do direito de dirigir.

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