MEI
Como abrir um ateliê de costura? Dicas e Passo-a-Passo
Mais e mais pessoas estão se interessando por roupas que são especificamente adaptadas às suas necessidades pessoais. Uma pessoa querendo participar de uma entrevista, um casal querendo uma roupa para um casamento, ou uma pessoa normal que busca uma maneira de se destacar da multidão provavelmente irão visitar um ateliê.
É por isso que você deve considerar começar seu próprio ateliê de costura. Mesmo que você não tenha habilidades de design de roupas e de alfaiataria, você pode fornecer o capital e alavancar as habilidades de outras pessoas para iniciar uma loja.
Surpreendentemente, existem infinitas oportunidades em alfaiataria. Você pode escolher fazer costura generalizada, concentrando-se em todos os tipos de roupas ou costura especializada, centrando-se em trajes de noiva, por exemplo.
Este post irá guiá-lo sobre como iniciar um ateliê de costura corretamente e prepará-lo para o sucesso.
Crie um plano de negócios
Não importa que tipo de negócio se esteja estabelecendo, um plano de negócios é sempre vital. Esse plano inclui os objetivos de negócios e, particularmente, as metas para os próximos seis meses, um ano, cinco anos e assim por diante.
Se você estiver fazendo um ateliê de costura especializada, certifique-se de definir o tipo de peça de roupa que estará fazendo.
Treinamento
Para o sucesso, você precisa de habilidades em gerenciamento de negócios, bem como treinamento de costura. Mesmo que você tenha costurado como um hobby por muito tempo, provavelmente existem técnicas, truques e tendências que você pode não estar ciente.
Se você não sabe costurar, pesquise no Google escolas de costura ou design em sua localidade e faça um curso relevante. Por outro lado, se você já conhece o processo de costura, junte-se a uma empresa de costura semelhante à que deseja estabelecer e veja o que pode aprender com os especialistas.
Finanças
Para administrar um ateliê de costura, você precisará de dinheiro para o aluguel (a menos que você esteja operando em casa), equipamento, salário de funcionários (a menos que trabalhe sozinho) e outras despesas correntes.
Como você pretende conseguir esse dinheiro? Como você está apenas começando como uma pequena empresa, suas economias serão suficientes. Caso suas economias não sejam suficientes para iniciar o negócio, por que você não considera um empréstimo? Outra alternativa é vender um ativo que você pode não precisar tanto.
Escolha o local
A localização da sua empresa pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. É melhor você tomar uma boa decisão a esse respeito. A melhor localização para um negócio desse tipo é uma área residencial. Em contraste, um lugar onde há apenas escritórios pode dificultar a obtenção de clientes.
Não há problema em escolher um shopping, mas você tem que ter cuidado porque o aluguel pode anular os lucros.
Escolha um nome
Muitas pessoas correm atrás de nomes exclusivos, mas o que funciona melhor é um nome atraente para os clientes.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho22 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?