MEI
Como abrir um ateliê de costura? Dicas e Passo-a-Passo
Mais e mais pessoas estão se interessando por roupas que são especificamente adaptadas às suas necessidades pessoais. Uma pessoa querendo participar de uma entrevista, um casal querendo uma roupa para um casamento, ou uma pessoa normal que busca uma maneira de se destacar da multidão provavelmente irão visitar um ateliê.
É por isso que você deve considerar começar seu próprio ateliê de costura. Mesmo que você não tenha habilidades de design de roupas e de alfaiataria, você pode fornecer o capital e alavancar as habilidades de outras pessoas para iniciar uma loja.
Surpreendentemente, existem infinitas oportunidades em alfaiataria. Você pode escolher fazer costura generalizada, concentrando-se em todos os tipos de roupas ou costura especializada, centrando-se em trajes de noiva, por exemplo.
Este post irá guiá-lo sobre como iniciar um ateliê de costura corretamente e prepará-lo para o sucesso.
Crie um plano de negócios
Não importa que tipo de negócio se esteja estabelecendo, um plano de negócios é sempre vital. Esse plano inclui os objetivos de negócios e, particularmente, as metas para os próximos seis meses, um ano, cinco anos e assim por diante.
Se você estiver fazendo um ateliê de costura especializada, certifique-se de definir o tipo de peça de roupa que estará fazendo.
Treinamento
Para o sucesso, você precisa de habilidades em gerenciamento de negócios, bem como treinamento de costura. Mesmo que você tenha costurado como um hobby por muito tempo, provavelmente existem técnicas, truques e tendências que você pode não estar ciente.
Se você não sabe costurar, pesquise no Google escolas de costura ou design em sua localidade e faça um curso relevante. Por outro lado, se você já conhece o processo de costura, junte-se a uma empresa de costura semelhante à que deseja estabelecer e veja o que pode aprender com os especialistas.
Finanças
Para administrar um ateliê de costura, você precisará de dinheiro para o aluguel (a menos que você esteja operando em casa), equipamento, salário de funcionários (a menos que trabalhe sozinho) e outras despesas correntes.
Como você pretende conseguir esse dinheiro? Como você está apenas começando como uma pequena empresa, suas economias serão suficientes. Caso suas economias não sejam suficientes para iniciar o negócio, por que você não considera um empréstimo? Outra alternativa é vender um ativo que você pode não precisar tanto.
Escolha o local
A localização da sua empresa pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. É melhor você tomar uma boa decisão a esse respeito. A melhor localização para um negócio desse tipo é uma área residencial. Em contraste, um lugar onde há apenas escritórios pode dificultar a obtenção de clientes.
Não há problema em escolher um shopping, mas você tem que ter cuidado porque o aluguel pode anular os lucros.
Escolha um nome
Muitas pessoas correm atrás de nomes exclusivos, mas o que funciona melhor é um nome atraente para os clientes.

-
Cotidiano12 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Economia10 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia24 horas atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]