Conecte-se conosco

Agronegócio

Como adubar suas plantas com casca de ovo

Saiba quais as principais vantagens de adubar as plantas usando cascas de ovos.

Publicado

em

Se você é do tipo de pessoa que busca soluções eficazes e sustentáveis para cuidar do seu jardim, saiba que você pode fazer isso reaproveitando, por exemplo, cascas de ovos. Isso mesmo! Colocar cascas de ovos nas plantas ajuda a enriquecer o solo com cálcio, magnésio e potássio, nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento dos vegetais. Desse modo, você terá plantas mais fortes e saudáveis, resistente ao clima e às pragas.

Nesse sentido, fizemos um resumo sobre como utilizar esse adubo natural e quais são os seus benefícios. Confira!

Como aplicar?

O ideal é fazer uma farinha com as cascas e depois, aplicar no solo. Dessa forma, há maior absorção da mistura, vez que as cascas inteiras dependem de decomposição, que pode levar bastante tempo. Essa farinha de cascas contém três nutrientes principais: cálcio, potássio e magnésio.

A quantidade de farinha depende do tipo de planta. Assim, em plantas que demandam mais acidez, a quantidade de farinha de casca de ovo será pequena (cerca de uma colher de chá já é o suficiente). Já naquelas que pedem o oposto, pode-se colocar o dobro.

O uso de adubos orgânicos é muito importante para que o solo permaneça rico em nutrientes. A farinha de casca de ovo, além de contribuir para poupar gastos com adubos comprados, reduz a utilização de produtos químicos, além de evitar que as cascas sejam descartadas de forma inadequada na natureza, sendo, portanto, um produto que promete cuidar não só do seu jardim, como também do meio ambiente.

Além das cascas, inclusive, outros alimentos também podem ter a mesma destinação, sendo igualmente eficientes, como a borra de café e as cascas de vegetais. O recomendável, inclusive, é misturar todos eles, visto que cada qual tem potenciais nutridores diferentes.

Benefícios

Ao aplicar periodicamente, consegue-se manter uma excelente qualidade da terra e os benefícios são visíveis, entre os quais:

• Fortalece a estrutura da planta;
• Contribui para maior brotação;
• Contribui para o desenvolvimento de flores e frutos;
• Auxilia na síntese de proteínas;
• Aumenta a resistência e deixa a planta menos suscetível a pragas e doenças.

Sendo assim, não deixe de colocar em pratica essa dica fácil e muito eficiente. Suas plantinhas agradecem!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS