Conecte-se conosco

Agronegócio

Como cultivar kiwi em vasos

Saiba quais as principais dicas para plantio do kiwi em casa.

Publicado

em

O kiwi é uma fruta com sementes pretas comestíveis, polpa verde e casca fibrosa cheia de pelinhos. Seu aroma e sabor são extremamente deliciosos, além de muito saudável. 

É importante, contudo, conhecer qual tipo de solo e clima propícios para o cultivo. O kiwi se desenvolve bem em climas temperados e tropicais e o pH do solo deve ser ligeiramente ácido. Por isso, fique atento às condições climáticas do local onde você mora antes de fazer o plantio dessa espécie. 

E se você tem interesse no cultivo dessa planta arbustiva, a gente te ensina como fazer mudas por meio das sementes do fruto maduro. Muito simples e fácil, veja!

Semeadura

O passo inicial é fazer a semeadura das sementes. Para isso, basta retirar as sementes do fruto maduro. Por serem muito pequenas, por vezes, é difícil retirar as sementes sem deixar resquícios de polpa, mas com o auxílio de uma pinça, você consegue fazer isso mais facilmente.

Feito isso, lave as sementinhas pretas com o auxílio de uma peneira e depois coloque-as em papel toalha. Quando secarem, deposite as sementes dentro de um recipiente fechado (pode ser um pote plástico) junto com o papel toalha e deixe na geladeira.

Enquanto isso, prepare as sementeiras ou balainhos colocando terra orgânica, húmus de minhoca e esterco curtido. Depois que o substrato estiver pronto e bem fofo, coloque em cada balainho algumas sementes e cubra com uma fina camada de terra.

Regue com um borrifador e deixa a meia sombra. De 7 a 20 dias ocorrerá a germinação. Lembre-se de regar todos os dias. Conforme ela for crescendo, vá colocando no sol gradativamente.

Plantio definitivo

Assim que as mudas atingirem cerca de 20 centímetros e estiverem bem firmes e saudáveis, é hora de fazer a transplantação para o vaso. escolha um de bom tamanho e profundidade e que apresente orifícios de drenagem.

Coloque uma camada de pedriscos e depois preencha com substrato fértil. Faça a adubação e em seguida, cave uma cova no centro e plante a muda. Regue de forma que a terra fique úmida, nunca encharcada. 

O vaso deve ficar em local bem iluminado e com incidência de sol direto, pelo menos durante parte do dia. De 3 a 5 anos, a depender das condições de cultivo, a planta começa a dar frutos. Então, é bom começar já!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS