Conecte-se conosco

Agronegócio

Como cultivar rosa-do-deserto

Saiba quais as principais dicas para o plantio da rosa-do-deserto em vasos e como cuidar dessa preciosidade.

Publicado

em

O que você precisa saber sobre o Cultivo da Rosa do Deserto.

Extremamente bonita, a rosa-do-deserto tem se tornado cada vez mais comum na decoração de casas, jardins e até sacadas de apartamentos. Trata-se de uma arvoreta anã, nativa da África e de vários países da Península Arábica, largamente comercializada em todo o mundo.

Como tem se tornando muito comum, a rosa-do-deserto pode ser encontrada facilmente em qualquer floricultura ou viveiro e os preço variam bastante, a depender do tamanho da planta, sendo que algumas podem custar mais de mil reais.

Desse modo, vale a pena investir no cultivo dessa preciosidade, sempre atento a todos os cuidados básicos que devem ser empregues para o bom desenvolvimento da planta. Acompanhe!

Plantio

Para o plantio da rosa-do-deserto, escolha um vaso de bom tamanho e profundida e certifique-se que há orifícios de drenagem. O vaso deve ser preparado com substrato muito arejado, já que o excesso de água nas raízes é o principal fator de morte da planta.

Desse modo, faça uma mistura de terra, areia grossa, casca de pinus, carvão moído e um pouco de húmus de minhoca. Você também pode colocar farinha de osso ou adubo orgânico, caso queira.

Compre mudas jovens por preços mais acessíveis ou invista em sementes. Caso opte pelas sementes, elas precisam ser plantadas deitadas, com uma distância mínima de 10 cm.

Assim, coloque-as no vaso e acrescente uma camada de substrato peneirado, borrife água, escorra o excesso da rega e cubra o vaso com saco plástico transparente, mantendo em local ensolarado. Em 10 dias, as sementes começam a germinar.

Quanto às mudas jovens, basta fazer uma cova no substrato e planta-las no vaso de forma bem centralizada, tapando bem as raízes e regando com moderação, sem encharcar a terra. A planta precisa ficar num local com incidência de sol direto por, no mínimo, 4 horas diárias, caso contrário, não floresce.

Faça podas e adube a planta periodicamente. O crescimento da rosa-do-deserto é lento, e exige muita paciência e dedicação. Sua beleza e singularidade, contudo, são notórias desde os primeiros meses, e tendem a aumentar com o passar dos anos. Por isso, vale a pena cuidar da sua com bastante carinho!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS