Conecte-se conosco

Agronegócio

Como cultivar tâmaras

Conheça as dicas para cultivo dessa fruta exótica.

Publicado

em

Você, provavelmente, já ouviu esse ditado: “Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras”. Isso porque, antigamente, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzirem frutos.

Hoje, contudo, em virtude das tecnologias aplicadas ao cultivo, isso não acontece mais, sendo possível colher tâmaras entre 5 e 8 anos após o plantio.

Por ser uma planta proveniente do oriente médio, o ideal é que as tamareiras sejam cultivadas em locais de clima mais quente, o que vai favorecer e facilitar o bom desenvolvimento da espécie.

Ademais, existem algumas peculiaridades fundamentais para a germinação das sementes, portanto, se você deseja plantar tamareiras, fique atento aos próximos passos.

Germinação de sementes

As sementes são obtidas de frutos de tâmara maduros e para que ocorra a germinação, elas devem ser submetidas a limpeza. Portanto, retire todo o resíduo de polpa e, em seguida, coloque as sementes em um recipiente com água quente e deixe por 24 horas.

Depois, faça o mesmo procedimento, só que em água fria, deixando, dessa vez, por 48 horas. Durante este período, troque a água para evitar o surgimento de fungos e bactérias. As sementes que flutuarem devem ser descartadas.

Feito o processo, umedeça algumas folhas de papel-toalha e coloque as sementes, cobrindo-as totalmente. Em seguida, deposite-as cuidadosamente em um saco plástico fechado e armazene em local escuro e com temperatura amena por algumas semanas.

Abra o saco de semana em semana para verificar o processo de germinação das tâmaras. Caso surja mofo, o papel-toalha deve ser substituído. Após cerca de um mês as sementes começam a germinar.

Plantio

Escolha um vaso com furos no fundo e coloque uma camada de pedras para facilitar a drenagem da água. Preencha o recipiente com terra bem adubada e uma parte de areia para que o solo não fique compacto.

O solo deve ser umedecido com água antes do plantio. Posteriormente, coloque uma semente germinada e cubra com uma fina camada de substrato. É importante, nos primeiros dias, colocar o vaso em local com incidência de luz indireta e temperatura não muito elevada.

As regas devem ser feitas com frequência nas primeiras semanas, de modo que o solo fique levemente úmido, nunca encharcado. Assim que a muda estiver firme e bem desenvolvida, coloque, transfira o vaso para área mais ensolarada.

Quando as raízes começarem a sair pelo fundo do vaso, transplante a tamareira em local definitivo, como quintais, jardins, canteiros, vasos maiores, enfim, onde haja espaço suficiente para que ela se desenvolva plenamente.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS