Mercado de Trabalho
Como desenvolver uma boa liderança dentro do ambiente corporativo?
A especialista em Psicologia Positiva, Anna Maria Buccino, dá 3 dicas que ajudam o desenvolvimento de uma boa liderança. Confira!
Viver em sociedade é um desafio a ser superado dentro e fora do ambiente de trabalho. As pessoas podem ser muito diferentes em sua personalidade, pensamento, forma de agir e reagir. Por isso, no mundo corporativo, é muito importante desenvolver uma liderança positiva.
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Um bom líder pode cativar a equipe, engajar projetos, melhorar o relacionamento interpessoal, superar desafios, inspirar, promover uma cultura de bem-estar nas organizações e ainda criar um ambiente saudável e colaborativo.
Nesse sentido, a especialista em Psicologia Positiva, Anna Maria Buccino, dá 3 dicas que ajudam o desenvolvimento de uma boa liderança. Confira!
Dicas de como desenvolver uma boa liderança dentro do ambiente corporativo
1. Autoconhecimento
O primeiro passo para entender as pessoas e ter uma postura mais empática e assertiva dentro da empresa é trabalhar o autoconhecimento. Desta maneira, segundo Anna, é neste momento em que desenvolve a “coragem para liderar”.
O autoconhecimento possibilita identificar pontos fracos, que poderiam causar uma postura errada e desmotivadora, além de pontos fortes que ajudam a lidar com um desafio, por exemplo.
“Dentro desta jornada é o desenvolvimento da inteligência emocional, uma das soft skills mais relevantes do momento”, sugere Anna Maria.
2. Cultive bons relacionamentos
Realizar a manutenção e o cuidado dos relacionamentos profissionais é uma forma bem importante do processo de se transformar em um bom líder. Desenvolver um olhar mais empático, que enxerga a vida do funcionário, não só como uma peça importante na engrenagem da empresa, mas como um indivíduo complexo que, muitas vezes, precisa de um tratamento mais humano.
O caminho é a ajuda mútua e, segundo a Anna, “são as pessoas (funcionários) que acompanham esse caminho que poderão oferecer conselhos importantes em momentos de incerteza, ajudar nas dificuldades e comemorar os sucessos”.
3. Conheça e pratique seus valores
Desenvolva valores genuínos de respeito, integridade e honestidade. Para um bom líder conseguir cumprir seu papel de forma eficaz e assertiva, ele deve ter uma postura uniforme com todos. Valores bem posicionados evitam o sentimento de “privilégio” e criam uma unicidade na visão de todos.
Para descobrir como sua equipe avalia sua liderança, além de estar aberto a reconhecer e ponderar críticas, podem ser aplicados testes de EALA (Escala de Avaliação do Líder Autêntico) de forma anônima.
Por fim, Anna Maria sugere que é importante realizar, semanalmente, sessões de psicoterapia para realizar a manutenção da saúde mental e promover uma boa liderança.

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