Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

Como desenvolver uma boa liderança dentro do ambiente corporativo?

A especialista em Psicologia Positiva, Anna Maria Buccino, dá 3 dicas que ajudam o desenvolvimento de uma boa liderança. Confira!

Publicado

em

Viver em sociedade é um desafio a ser superado dentro e fora do ambiente de trabalho. As pessoas podem ser muito diferentes em sua personalidade, pensamento, forma de agir e reagir. Por isso, no mundo corporativo, é muito importante desenvolver uma liderança positiva.

Leia mais: GPA cria programa de desenvolvimento de liderança para mulheres negras

Um bom líder pode cativar a equipe, engajar projetos, melhorar o relacionamento interpessoal, superar desafios, inspirar, promover uma cultura de bem-estar nas organizações e ainda criar um ambiente saudável e colaborativo.

Nesse sentido, a especialista em Psicologia Positiva, Anna Maria Buccino, dá 3 dicas que ajudam o desenvolvimento de uma boa liderança. Confira!

Dicas de como desenvolver uma boa liderança dentro do ambiente corporativo

1. Autoconhecimento

O primeiro passo para entender as pessoas e ter uma postura mais empática e assertiva dentro da empresa é trabalhar o autoconhecimento. Desta maneira, segundo Anna, é neste momento em que desenvolve a “coragem para liderar”.

O autoconhecimento possibilita identificar pontos fracos, que poderiam causar uma postura errada e desmotivadora, além de pontos fortes que ajudam a lidar com um desafio, por exemplo.

“Dentro desta jornada é o desenvolvimento da inteligência emocional, uma das soft skills mais relevantes do momento”, sugere Anna Maria.

2. Cultive bons relacionamentos

Realizar a manutenção e o cuidado dos relacionamentos profissionais é uma forma bem importante do processo de se transformar em um bom líder. Desenvolver um olhar mais empático, que enxerga a vida do funcionário, não só como uma peça importante na engrenagem da empresa, mas como um indivíduo complexo que, muitas vezes, precisa de um tratamento mais humano.

O caminho é a ajuda mútua e, segundo a Anna, “são as pessoas (funcionários) que acompanham esse caminho que poderão oferecer conselhos importantes em momentos de incerteza, ajudar nas dificuldades e comemorar os sucessos”.

3. Conheça e pratique seus valores

Desenvolva valores genuínos de respeito, integridade e honestidade. Para um bom líder conseguir cumprir seu papel de forma eficaz e assertiva, ele deve ter uma postura uniforme com todos. Valores bem posicionados evitam o sentimento de “privilégio” e criam uma unicidade na visão de todos.

Para descobrir como sua equipe avalia sua liderança, além de estar aberto a reconhecer e ponderar críticas, podem ser aplicados testes de EALA (Escala de Avaliação do Líder Autêntico) de forma anônima.

Por fim, Anna Maria sugere que é importante realizar, semanalmente, sessões de psicoterapia para realizar a manutenção da saúde mental e promover uma boa liderança.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS