Conecte-se conosco

Saúde

Como escolher a escova de dentes perfeita? Conheça o guia definitivo criado pela USP

Estudo realizado pela USP avaliou diversos artigos para criar um protocolo para a escolha da escova de dentes perfeita.

Publicado

em

Sempre que trocamos itens de higiene pessoal ficamos pensando em qual seria a melhor escolha e, com a escova de dentes não é diferente. Afinal, como escolher? Qual a melhor marca? Cerdas duras ou macias? São tantas questões…

Calma, podemos te ajudar nessa difícil decisão!

Um estudo da USP avaliou 29 artigos publicados sobre o tema para criar um protocolo de avaliação das escovas que deve facilitar na hora de escolher a sua melhor opção. Características como formato e comprimento do cabo, tamanho e formato da cabeça, número de cerdas e sua disposição foram analisados para chegar a uma conclusão.

Nas análises, 345 modelos foram avaliados. Inicialmente mais de 70% das escovas foram consideradas adequadas em relação ao formato do cabo e da cabeça, porém mais de 63% foram consideradas inadequadas em relação ao número de cerdas presentes.

Em observação mais microscópica, as cerdas foram avaliadas com relação à qualidade e desgastes, e mais de 80% dos modelos de escovas disponíveis no mercado foram consideradas reprovadas. O número negativo tão alto surpreendeu os pesquisadores.

Anvisa se pronuncia

A Anvisa, Agência de Vigilância Sanitária, foi procurada pela equipe da USP para falar a respeito da regulamentação das escovas. O órgão informou que a verificação da qualidade dos produtos de higiene é realizada de forma contínua por amostragem, além de análises adicionais devido às denúncias ou demandas específicas.

Em caso de irregularidades, as empresas fabricantes são notificadas e recebem um prazo para regularização ou, em situações mais graves, têm as vendas suspensas até adequação aos parâmetros de segurança e qualidade.

De acordo com os responsáveis, o estudo da USP será de grande ajuda para que algumas marcas sejam reavaliadas em relação à qualidade dos produtos que estão sendo comercializados.

Com relação aos demais fatores, a USP concluiu que o cabo deve ser reto e achatado, a cabeça deve ser de tamanho adequado ao usuário, principalmente à sua idade, e a escova precisa conter 18 tufos com 80 cerdas cada.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS