Conecte-se conosco

Economia

Como fazer um empréstimo antecipando o saque-aniversário do FGTS?

Instituições financeiras oferecem antecipação do saque-aniversário do FGTS com taxas de juros a partir de 0,99% ao mês.

Publicado

em

Trabalhadores que precisam de um empréstimo bancário, mas não querem pagar taxas de juros abusivas, podem contar com a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Nessa modalidade, os bancos oferecem empréstimos garantidos pelas parcelas do benefício.

O cidadão tem a opção de antecipar até três parcelas, ou seja, até três anos do seu FGTS. O valor do empréstimo varia de acordo com o saldo disponível em suas contas do fundo.

Antes de mais nada, a transação precisa ser autorizada previamente pelo site ou aplicativo do FGTS, clicando na opção “Autorizar Bancos”, depois em “Empréstimo Saque Aniversário”, em seguida em “Instituições Financeiras”. Depois disso é só selecionar o banco onde a antecipação será feita.

Antecipação do saque-aniversário no Banco do Brasil

O Banco do Brasil é uma das instituições mais tradicionais que oferecem essa opção. As taxas de juros partem de 0,99% ao mês, o valor mínimo que pode ser antecipado é de R$ 1.000, e o trabalhador pode solicitar o valor correspondente a até três anos de benefício.

Para antecipar o saque-aniversário pelo BB, basta acessar o aplicativo do banco, se dirigir a uma agência ou ligar para a Central de Atendimento (0800-7294117 ou 4003-4117).

Antecipação do saque-aniversário na Caixa

As condições da Caixa são bastantes parecidas com as oferecidas pelo BB, como taxa de juros a partir de 0,99% ao mês e antecipação de até três parcelas do benefício.

Para antecipar seu saque-aniversário pela Caixa, vá até uma agência do banco estatal ou acesse o Internet Banking. O trabalhador pode simular a operação direto pelo site e contratar o crédito na hora, com o dinheiro sendo liberado um dia após a confirmação.

Sobre o saque-aniversário

O saque-aniversário é uma modalidade que permite que o cidadão que possuir saldo em suas contas ativas ou inativas do FGTS retire parte desse valor anualmente, sempre no mês do seu aniversário. Ao optar por essa modalidade, ele perde o direito de sacar o saldo total das contas em caso de demissão sem justa causa.

Leia mais: Correção do FGTS: Vale a pena entrar na Justiça para receber esses valores?

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS