Conecte-se conosco

Economia

Como ficará o valor do Vale-Gás em 2023?

O Vale-Gás teve sua alteração no valor a partir do mês de agosto, no qual as famílias já receberam o novo valor ajustado. Saiba como ficará em 2023!

Publicado

em

Segundo as últimas atualizações dos auxílios oferecidos pelo Governo Federal, através da aprovação da PEC das Bondades, o conjunto de benefícios oferecidos a população sofreu alterações em seus valores com prazo até o final do ano. E, além disso, também surgiu dois novos programas para auxiliar os trabalhadores com as despesas crescentes no mercado, o Auxílio Caminhoneiro e o Auxílio Taxista.

O Vale-Gás teve sua alteração no valor a partir do mês de agosto, no qual as famílias já receberam o novo valor ajustado. Contudo, em julho, o valor cobria em média 50% do custo do botijão de gás de 13kg. Agora, com a aprovação da PEC e as novas regras vigentes aos programas sociais, o valor passou a cobrir em média 100% do preço do produto, aumentando assim o auxílio para R$ 110.

O atual aumento no valor do benefício foi confirmado até o pagamento de dezembro de 2022 pelo Governo Federal, o que não garante nenhuma permanência do repasse para o próximo ano. Atualmente, não há nenhum documento que confirme o valor atualizado para os pagamentos a partir do próximo janeiro, segundo o texto da PEC esse aumento é assegurado pelo Governo apenas até o final deste ano.

No seguimento atual das coisas, a partir do primeiro repasse de 2023, o valor do benefício retorna a média de R$ 50, uma baixa significativa de metade do valor do mês anterior, o que gera a preocupação das famílias que precisam desse auxílio para sua sobrevivência. De acordo com o texto do programa, uma lógica de valor é seguida, onde o pagamento é proporcional a variação do preço do botijão de gás de 13kg.

Sobre o programa Vale Gás

O Vale Gás é um programa criado com a finalidade de reduzir os impactos no aumento do preço do gás de cozinha sobre as famílias em situação de baixa renda, tendo o seu valor alterado entre os pagamentos de agosto e dezembro segundo a aprovação da emenda constitucional nº1/2022.

Atualmente, cerca de 5,6 milhões de famílias brasileiras são contempladas com o benefício. A garantia do recebimento do mesmo é feita através da cobrança de alguns requisitos, sendo eles:

  • Estar devidamente inscrito no Cadastro Único;
  • Ter renda mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo;
  • Famílias que residam no mesmo domicílio e recebam benefício de prestação continuada;
  • Pessoas com deficiência ou idosos acima de 65 anos que comprovem não dispor de meios para o sustento;
  • Famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que façam parte de medidas protetivas.

O benefício pode ser consultado através dos canais de comunicação do Governo Federal, como os aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem, além do telefone da Caixa o 111 e com o telefone do Ministério da Cidadania pelo telefone 121.

Os pagamentos do programa Vale Gás ocorrem em conjunto aos pagamentos do Auxílio Brasil, porém, com a diferença que o benefício que cobra o custeio do gás de cozinha é pago de forma bimestral.

Os próximos pagamentos ocorrerão em outubro e acompanham a numeração final do NIS, confira as datas:

  • NIS 1 – 18 de outubro;
  • NIS 2 – 19 de outubro;
  • NIS 3 – 20 de outubro;
  • NIS 4 – 21 de outubro;
  • NIS 5 – 24 de outubro;
  • NIS 6 – 25 de outubro;
  • NIS 7 – 26 de outubro;
  • NIS 8 – 27 de outubro.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS