Moedas
Como o Drex afeta a compra de carros e imóveis?
Saiba mais sobre o Drex e todas as possibilidades inovadoras que o Real Digital pode trazer para você no dia a dia.
Na última segunda-feira (7), o Banco Central (BC) do Brasil apresentou seu novo passo à digitalização, o Drex, que antes vinha sendo chamado de Real Digital. Nas palavras da própria instituição, a novidade vem para ser “um passo a mais na família do Pix”.
Mesmo com a associação, a moeda digital oficial do Brasil não funcionará da mesma forma que o sistema de pagamentos instantâneos, também criado pela BC. Pense neles da seguinte forma:
- o Pix é a maneira com que o pagamento é feito;
- o Drex é o próprio dinheiro com o qual se faz pagamentos.
Outro erro comum é associar o Drex às populares criptomoedas, mas também não é bem assim. Na verdade, o Real Digital é uma nova representação da moeda brasileira, por mais que se assemelhe ao Bitcoin, Ethereum e afins, um Drex deverá valer um Real, sempre.
A intenção dessa inovação é trazer mais praticidade e modernidade à forma como fazemos os pagamentos atualmente, em negócios que, hoje, são caros e, consequentemente, pouco acessíveis para grande parte da população, como a compra e venda de imóveis e veículos. Confira como a ferramenta pode ser extremamente útil.
Drex e as praticidades da moeda digital
O Real Digital, ou Drex, ainda está sendo desenvolvido, mas, uma vez que finalizado, várias ideias poderão ser trazidas à vida, proporcionando muito mais praticidade e até mesmo economia para os cidadãos brasileiros.
Imagine o processo de compra ou venda de um imóvel, em que você precisa ir ao cartório algumas vezes, pagando taxas para vários serviços necessários para a formalização da escritura, mudanças necessárias no registro de imóveis e muito mais.
Com o Drex, pode ser possível estabelecer um contrato inteligente, que funciona como um documento legal tradicional, mas só libera o bloqueio digital quando as regras forem devidamente cumpridas. Isso pode tornar todo o procedimento muito mais simples e até barato, a depender de como for feito.
Além disso, a compra e venda de automóveis também poderá se basear na mesma lógica, com a diferença de que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) segue como intermediário de todo o procedimento.
Outra situação interessante é que uma família que dá mesada para seus filhos poderá condicionar como o dinheiro será gasto, já que o Drex permite restrições ou condicionalidades. Por exemplo, o valor só poderá ser gasto em atividades de lazer e cultura, como museus, cinemas e afins.

-
Tecnologia14 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia2 dias atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística2 dias atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Tecnologia1 dia atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura
-
Política1 dia atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Mundo1 dia atrás
Colômbia pede adesão ao banco dos Brics e sinaliza afastamento dos EUA