Curiosidades
Comer no chão? Descubra por que os japoneses fazem as refeições dessa forma
Entenda os motivos dos japoneses realizarem suas refeições no chão e as consequências para a saúde da população do país
Sabe aquelas cenas de novela em que as pessoas sentam no chão, ao redor da mesa, e fazem suas refeições? Pois é! Elas não foram gravadas no Japão.
A maioria das famílias no Japão costumam sentar no chão para se alimentar, mas não para por aí. A situação inusitada acontece até mesmo dentro de restaurantes no país.
Confira o motivo pelo qual os japoneses possuem essa tradição!
Postura
A postura é um dos principais motivos dos japoneses fazerem suas refeições no chão. Ao sentar no chão com as pernas cruzadas para comer, é como se a pessoa estivesse fazendo ioga.
Além disso, segundo a cultura japonesa, essa pose aumenta o fluxo sanguíneo para o estômago e ajuda na digestão dos alimentos.
Flexibilidade
Dores nas costas afetam muitas pessoas pelo mundo todo. Isso porque sentar em cadeiras pode ser mais desconfortável. Logo, o mesmo não acontece quando sentamos no chão.
Além disso, alongar os joelhos e o quadril é uma forma de deixar o corpo bem mais reto, pois ao levar o alimento à boca, você evitará curvar o seu corpo.
Maior qualidade de vida
Para os japoneses, se você consegue se levantar facilmente a partir da posição com as pernas cruzadas sem qualquer apoio, é provável que você viva muito mais tempo.
Para eles, ao sentar-se no chão para comer e levantar-se, várias vezes ao dia, é uma das maneiras mais simples de acrescentar alguns anos de vida para você mesmo.
Os japoneses também acreditam que sentar no chão é um exercício de relaxamento mental. Isso porque automaticamente o seu corpo estará praticando ioga enquanto come. Assim, você estará encorajando sua mente a se acalmar ainda mais nesse momento.
Acredita-se que quando a cabeça está em paz, é possível aproveitar mais a refeição que estamos ingerindo e desfrutarmos de todos os momentos da vida.

-
Economia1 dia atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Finanças15 horas atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Tecnologia1 dia atrás
Não confie no ‘modo anônimo’: veja como realmente navegar com privacidade
-
Finanças9 horas atrás
Como identificar a nota de R$ 5 que vale mais que 1 salário mínimo?
-
Política1 dia atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Mundo2 dias atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política14 horas atrás
Descubra quanto um deputado federal custa ao Brasil e como consultar esses valores
-
Empresas2 dias atrás
Queixas no Procon crescem 16%; veja empresas com mais reclamações