Economia
Como posso requerer minha aposentadoria? Saiba quais documentos são necessários
Cada classe de trabalhador tem uma exigência própria para além do básico de documentação exigido para todos. Saiba mais!
A aposentadoria é um momento muito aguardado na vida dos trabalhadores. É a hora de receber por seus anos de contribuição e, quem sabe, desfrutar do que foi construído após os 60 anos de idade e 20 anos de contribuição (as duas circunstâncias variam, a depender do gênero do aposentado).
Porém, é possível se aposentar por outras formas que não apenas idade e tempo de serviço, entretanto, para cada uma delas, há uma condição especial. Cada tipo possui requisitos próprios a serem preenchidos na hora de se requerer o benefício, porém todos partem do mesmo direito e são garantidos da mesma forma, por meio do Instituo Nacional de Seguridade Social (INSS).
Confira alguns tipos de aposentadoria e quais são os documentos necessários na hora de solicitar
Aposentadoria especial
É aquela adquirida após anos 25 anos de contribuição, em profissões insalubres e com alto grau de risco de vida. Para requerer essa aposentadoria, é necessário: Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) e o Perfil Profissiográfico de Previdenciário (PPP).
Profissionais que têm direito a esse tipo de aposentadoria após 25 anos de contribuição
Aeroviários, bombeiros, enfermeiros, estivadores, médicos, mergulhadores, motoristas de ônibus, operadores de raio-x, pescadores, torneiros mecânicos.
Profissionais que têm direito a esse tipo de aposentadoria após 20 anos de contribuição são
Extratores de fósforo branco, fabricantes de tinta, laminadores de chumbo, trabalhadores em túnel ou galeria alagada, carregadores de explosivos, entre outros.
Alguns profissionais que têm direito a esse tipo de aposentadoria após 15 anos de contribuição são
Britadores, cavouqueiros, operadores de britadeira de rochas subterrâneas, perfuradores de rochas em cavernas, entre outros.
Aposentadoria por invalidez
Destinada ao contribuinte que, por conta de algum problema crônico, torna-se impedido de realizar seu trabalho ou, então, desempenhar qualquer outra função. Para isso, a perícia do INSS deve comprovar esse estado do trabalhador.
Os documentos necessários para solicitar esse tipo de direito são: relatórios, exames, atestados médicos, prontuários, laudos e a receita de medicamentos.
Algumas doenças que capazes de gerar esse direito são: tuberculose ativa, nefropatias graves, hanseníase, depressão, esquizofrenia, esclerose múltipla, hepatopatia grave, câncer, cegueira, cardiopatia, Doença de Parkinson, aids, entre outras.
Aposentadoria do trabalhador rural
Para tal, é preciso que a pessoa tenha trabalhado nessa condição por 15 anos, tendo provas documentais e testemunhais da atividade. Os documentos necessários para se ter esse tipo de direito são: blocos de notas do produtor rural, Contrato de Prestação de Serviço (CTPS) ou Contrato de Trabalho, Ficha de Registro ou Inscrição no Sindicato, Registro do Imóvel Rural, entre outros.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp