Conecte-se conosco

Economia

Confira essas 4 dicas para se aposentar recebendo o teto do INSS

O teto do INSS nada mais é do que uma determinada quantia limite para receber em um benefício do INSS. Confira a matéria para saber mais!

Publicado

em

O teto do INSS nada mais é do que uma determinada quantia limite para receber em um benefício do próprio Instituto Nacional do Seguro Social. Esse valor é atualizado a cada ano que passa por meio do Governo Federal.

Ainda neste ano de 2022, o teto encontra-se próximo a R$ 7 mil, não há como negar que seria um sonho receber todo esse valor ou, pelo menos, uma quantia próxima a ele. Porém, muitos desconhecem se isso realmente é possível ou se é apenas um sonho distante.

Mas, se você está entre as pessoas que desejam entender como podem tornar essa hipótese real, nós trouxemos algumas dicas que poderão ajudá-lo na hora de se aposentar recebendo o teto do INSS.

É realmente possível receber este valor?

A grande maioria das pessoas já possui conhecimento que os benefícios do INSS passam a ser calculados a partir de uma média feita com seus salários de contribuição. E, nem todas as vezes ele consegue atingir aos 100%, o que leva a crer na impossibilidade de receber o teto salarial do INSS.

E, mesmo que você possa ter realizado todos os tipos de pagamentos exigidos sobre o teto do INSS durante toda a sua vida e ter seguido a risca todos os requisitos mencionados, além de ter feito tudo o que poderia ter sido solicitado para se aposentar com 100% na média do salário de contribuição, há minúsculas chances de receber a aposentadoria com o teto do INSS.

 4 dicas para se aposentar recebendo o teto do INSS

Mas, não desanime, pois há uma chance de se aposentar com um valor próximo, o que certamente é uma grande vantagem. Para isso, confira algumas das dicas abaixo:

1. Contribuir sobre o teto do INSS

O valor da aposentadoria passa a ser calculado com base na média paga mensalmente durante todo o tempo de contribuição na vida profissional. Sabendo disso, é aconselhável que anualmente sejam pagas contribuições próximos ao valor permitido do INSS, isto é aproximadamente R$ 7 mil.

2. Direito adquirido

Direito adquirido remete ao fato de que, mesmo que haja mudança nas leis, você já está assegurado que irá receber. Ao que diz respeito sobre a aposentadoria, houve mudanças nas regras devido a reforma, mas aqueles que já tinham o direito de se aposentar no passado estavam seguros de que conseguiriam, ainda que a forma tenha acontecido.

3. Planejamento previdenciário

Planejamento previdenciário diz respeito a um planejamento de análise das informações do contribuidor, que determina o momento ideal para solicitar a aposentadoria.

A atividade do trabalhador em companhia com o INSS informa ao cidadão o melhor momento que ele pode encaminhar sua aposentadoria, ou se ainda é muito cedo para isso.

4. Inclusão de período de contribuição

Não é novidade que em algumas empresas, elas não realizam o registro correto do funcionário para que não haja gastos extras, porém atitudes como essas acabam prejudicando mais para frente no momento de realizar a aposentadoria, pois a cada mês que passa conta para o tempo de contribuição.

Mas, caso isso acontecer, é possível comprovar a inclusão dos períodos de trabalho por meio de provas e documentos.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS