Conecte-se conosco

Agronegócio

Como realizar o plantio da canela

Saiba quais as principais dicas para o cultivo da canela.

Publicado

em

A canela (Cinnamomun zeylanicum) é uma especiaria famosa no mundo todo, conhecida por seu aroma muitíssimo agradável e sabor intenso. Nativa do sul da Índia, a caneleira é uma árvore que pode atingir os 9 metros de altura. Além disso, possui folhas simples e casca grossa e suas flores são amarelo-esverdeadas, pequenas e bem perfumadas. A casca é retirada do tronco da caneleira em épocas chuvosas, período em que a seiva é mais abundante. Depois disso, passa pelo processo de secagem e é enrolada manualmente. Os resíduos do processo são moídos e usados em pó.

E só de lembrar que um simples raminho ou pau de canela já é capaz de aromatizar o ambiente, o que falar de uma árvore inteira dessa especiaria? Por isso, se você ficou interessado em saber como cultivar a canela, acompanhe as dicas que separamos para que você possa realizar o plantio sem maiores dificuldades.

Cultivo

A princípio, importante que você saiba que a canela gosta de climas mais quentes e pode ser cultivada por meio de sementes ou estacas.  Para germinar as sementes, coloque-as em cima de um papel toalha e borrife água. Cubra as sementes com papel e novamente borrife água. Depois, coloque o papel com as sementes dentro de um recipiente e deixe em local sombreado. Em alguns dias, as sementes começam a germinar. Aí é só transferir para as sementeiras ou balainhos.

O plantio por meio de estacas requer um galho de 15 cm de comprimento de uma caneleira adulta. Corte a rama, retire as folhas e aplique um enraizador na base onde foi feito o corte. Depois, basta colocar em um balainho com substrato fértil e bem curtido. Regue com frequência nos primeiros dias, até que forme raízes e novos brotos.

Transplantação

Depois que as mudas atingirem bom tamanho e estiverem firmes, faça a transplantação para o local definitivo. Você pode cultivar a caneleira em vasos grandes e profundos, contudo, ela é uma planta que se desenvolve melhor quando o plantio ocorre diretamente no solo.

Um bom substrato deve conter torta de mamona, que é rica em nitrogênio, farinha de casca de ovos, pó de serragem e borra de café. Caso você opte pelo cultivo em vasos, verifique se os recipientes apresentam orifícios de drenagem e sempre coloque pedriscos no fundo, para evitar o acumulo de água.

Faça a cova na terra e insira com cuidado as mudas, sem danificar as raízes. Irrigue até deixar a terra úmida. Deixe em local bem iluminado com incidência de sol direto e regue com frequência nos primeiros dias. Depois, vá diminuindo as regas gradativamente.

Em cerca de 5 anos, a canela estará pronta para a colheita. Apesar disso, os benefícios de ter essa planta em casa são infindáveis. Por isso, não deixe de cultivar!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS