Saúde
Como refrigerantes, suco de limão e outras bebidas podem causar falsos positivos em certos exames
Você já imaginou que um simples suco de limão ou um gole de refrigerante poderia ser capaz de alterar o resultado de um teste como o de gravidez? Pois é, isso é sim possível, e os motivos estão sendo estudados já há algum tempo.
Isso já é tão conhecido que algumas pessoas usam indevidamente os refrigerantes, suco de limão e até mesmo outras bebidas para manipular falsos positivos nos testes de fluxo lateral. Essa possibilidade ficou conhecida no Reino Unido, durante a pandemia.
Na ocasião, alunos usavam esse truque para manipular os resultados de testes caseiros e faltar às aulas. Mas, após alguns estudos, existem evidências suficientes para acreditar que essa prática é capaz de alterar resultados de outros testes, como o mencionado anteriormente, de gravidez.
Os testes de fluxo lateral são dispositivos simples, visando detectar a presença ou não de determinada substância em uma amostra líquida, sem ser preciso o uso de equipamentos especializados, como os testes caseiros de gravidez e de covid, por exemplo.
Como bebidas podem influenciar os testes
Recentemente, foi publicado no International Journal of Infectious Diseases um estudo que testou a manipulação de resultados em testes caseiros. Para isso, eles utilizaram diversas bebidas, como energéticos, sucos, refrigerantes, uísque e vodca.
O resultado, surpreendente para alguns, foi positivo para todas as bebidas. No entanto, esse não é o único estudo que chegou a esse resultado, sendo que uma outra pesquisa, publicada no mesmo ano, realizou um experimento similar e teve os mesmos resultados.
Mas por que essas bebidas influenciam nos testes? A resposta pode estar relacionada à acidez presente nelas. O suco de limão e os refrigerantes, por exemplo, são muito característicos pelos componentes ácidos que compõem as bebidas.
No entanto, os especialistas ensinam um método de verificar se um teste foi ou não adulterado: basta lavar a linha com a solução de controle que vem com o próprio dispositivo, de modo que o verdadeiro resultado pode ser revelado.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp