Conecte-se conosco

Agronegócio

Como regar corretamente a sua suculenta

Saiba como regar sua plantinha sem cometer erros e de forma muito eficiente.

Publicado

em

As suculentas são plantas de fácil manejo que aprenderam a se desenvolver em ambientes de temperatura elevada e com poucos recursos. Tornaram-se muito populares, sendo comumente encontradas em viveiros, floriculturas e mercados, por preços acessíveis e uma infinidade de formas, cores, tamanhos e espécies. Em geral, as suculentas requerem poucos cuidados além, é claro, dos básicos do cultivo tradicional, e podem ser plantadas em vasos, jardineiras, canteiros e jardins. Todavia, apesar se serem plantas pouco exigentes, essas gordinhas precisam ser regadas da forma correta, de modo que isso contribua para o correto desenvolvimento da planta. E se você ficou interessado, a gente te mostra como fazer isso do jeito certo. Confira!

A rega deve ser eficiente e é importante saber qual a necessidade de cada espécie, vez que algumas vão precisar ser regadas com mais frequência. Outras suportam longos dias sem água. O mesmo vale para iluminação e substrato.

Quando regar a suculenta?

Em primeiro lugar, é importante entender o comportamento de cada suculenta para fazer a rega eficiente. Suculentas que apresentam folhas mais grossas, tem maior capacidade de armazenar água. Sendo assim, o ideal é verificar o solo com regularidade. Sempre que a terra estiver muito seca, é hora de regar. Você pode fazer isso com o auxílio de um palito de churrasco. Basta inserir a vareta no substrato até o fundo e retirar, se o palito estiver úmido, a terra no fundo do vaso também está. Desse modo, não há necessidade de fazer a rega. As suculentas em geral são plantas que não resistem a grandes quantidades de água no fundo dos vasos, vez que isso acaba por facilitar a proliferação de fungos e bactérias que são prejudiciais à planta, gerando o apodrecimento das raízes. Portanto, muita atenção!

Qual a quantidade de água correta?

A quantidade pode variar de suculenta para suculenta. Contudo, regue sempre com moderação, até o solo ficar úmido. Utilizar um borrifador ou regador ajuda muito, já que o ideal é não molhar as folhas, apenas o substrato. Nunca, em hipótese alguma, encharque o solo. Se a água fica empossada no vaso e não escoa, é porque o sistema de drenagem está ineficaz e a terra, muito compacta. Sendo assim, faça o replantio. Retire o torrão do vaso e certifique-se que há furos no fundo. Esses furinhos são essenciais para que haja drenagem de água. Coloque uma camada de pedras e insira novo substrato com terra vegetal e areia, posicionando a planta no meio do vaso.

Enfim, apesar de não existir uma regra especifica, a sugestão é regar sua gordinha pelo menos duas vezes por semana, sempre atento as condições de solo e temperatura.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS