Conecte-se conosco

Saúde

Como saber se o volume do seu fone de ouvido está alto demais?

Publicado

em

O uso de fones de ouvido em volumes muito alto pode gerar danos à saúde, principalmente se ocorrer de forma recorrente e prolongada. Entre as possíveis consequências está, até mesmo, a perda gradual da audição.  

Como os fones fazem parte da nossa vida hoje, seja durante o trabalho, atividades físicas ou momentos de relaxamento, é importante ficar atento aos detalhes para garantir um uso saudável.  

Alguns aparelhos já apresentam alertas aos usuários quando o nível de volume ultrapassa o que é considerado seguro. Da mesma forma, já existem aplicativos que medem o volume em decibéis.  

Essas e outras ferramentas foram feitas para auxiliar o usuário. Afinal, quem nunca esteve exposto ou escolheu ouvir uma determinada música no volume máximo? Às vezes, precisamos disso, mas atentar-se aos cuidados necessários deve ser uma regra.  

Recomendação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda ouvir músicas em fones a um volume de 85 dB, somente, e por no máximo 8h por dia.

Esse volume equivale a cerca de 60% da potência da maioria dos dispositivos, ou seja, existe uma margem grande para superá-lo. Por isso, é preciso prestar atenção.  

Para efeito de comparação, o som de uma conversa cotidiana tende a ficar em 60 dB; o barulho do trânsito varia de 70 a 80 dB; e um secador de cabelo chega a 95 dB.

Os fones de ouvido, geralmente, conseguem atingir mais de 100 dB, ultrapassando, portanto, o limite recomendado. Atente-se aos cuidados! Caso contrário, além da perda gradual da audição, você pode sofrer com zumbidos, hipersensibilidade, tontura e até produção excessiva de cera no ouvido.

5 jeitos de descobrir se está alto demais

Veja abaixo formas de avaliar e descobrir se o volume está além do que é considerado seguro:

1) Teste de voz

Esse é um jeito simples de avaliar se o volume da música está muito alto. Tente estabelecer uma conversa ao nível de voz normal, quando estiver com os fones de ouvido. Se você notar que não consegue ouvir a própria voz ou não compreende o que o outro está dizendo, é porque o volume está muito alto.

Apesar de importante, vale destacar que essa dica não vale para fones de ouvido que possuem cancelamento de ruído.    

2) Observe o controle de volume

Como já mencionado acima, o volume máximo recomendado é de 60% da capacidade do dispositivo. Apesar de não ser uma regra exata, pois depende muito do aparelho e de cada pessoa, ela serve como parâmetro de segurança.  

A dica para adotá-la é familiarizar-se com as indicações visuais de volume do fone e tentar ficar sempre próximo ou abaixo dos 60% para não exceder e garantir a margem de erro.

3) Tire o fone e o segure com a mão

Um jeito prático de identificar o volume do fone é segurá-lo com a mão, com o braço estendido. Se mesmo assim, você consegue ouvir a música de forma clara, é porque o volume está além do indicado.  

Esse teste deve ser feito em local silencioso. Escolha uma música que você não sabe a letra e tente entender o que está sendo dito. Se você conseguir compreender, evite voltar o fone para o ouvido com o mesmo volume. Reduza!

4) Teste de audição  

O uso recorrente e em alto volume de fones de ouvido pode acentuar zumbidos. Um jeito de saber se o volume está alto demais é aproveitar-se deles para fazer um teste de audição.  

Tire de dois a três dias sem uso de fones, vá para um local silencioso, coloque tampões de espuma e concentre na sua audição. Você perceberá um “zumbido” leve e baixo, considerado natural.    

Feito isso, retome o uso do fone e, em seguida, faça o teste novamente. Se a sensação de “zumbido” estiver pior ou com volume mais alto, é porque excedeu o limite recomendado.

5) Aplicativos que medem os decibéis

Hoje já existem alguns aplicativos que conseguem medir os decibéis. Um deles é o Decibelímetro, disponível para Android, e existe também o Decibel X: dB para iOS (iPhones).  

Para medir, é bastante simples. Reproduza o áudio no fone, coloque-o mais próximo possível do celular e o aplicativo informará os decibéis do áudio.

Eles funcionam, na verdade, como um parâmetro e uma referência inicial. A medição não é definitiva, pois a precisão pode variar conforme o aplicativo. De toda forma, é um jeito rápido de avaliar e conter possíveis exageros.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS