Conecte-se conosco

Economia

FGTS na aposentadoria: Veja como sacar o dinheiro

Solicitação pode ser feita assim que a aposentadoria for confirmada pelo INSS. Veja como garantir o dinheiro na conta.

Publicado

em

Saque Digital do FGTS

Sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) na aposentadoria é uma das opções para quem trabalha de carteira assinada.  O trabalhador acessa o dinheiro apenas em algumas situações.

Leia mais: INSS: Confira as aposentadorias para segurados de 40, 50 e 60 anos

O FTGS é um direito de todo trabalhador brasileiro que tem carteira assinada. Dessa forma, todos os meses é feito um depósito na conta do trabalhador. O fundo é uma garantia, uma reserva de dinheiro que protege quem é demitido sem justa causa.

Como sacar na aposentadoria

Primeiramente, vale dizer que todo trabalhador pode sacar o dinheiro assim que confirmada a solicitação de aposentadoria pelo INSS. Assim, é um direito. Ou seja, o saque pode ser feito no valor integral que está disponível na conta do FGTS.

Outro detalhe é que, quando o trabalhador se aposenta e ainda assim continua trabalhando na mesma empresa, ele pode sacar todos os meses o valor que é depositado na conta do FGTS. Isso quer dizer que o aposentado pode pedir que o dinheiro seja debitado do FGTS e colocado em outra conta, desde que seja da mesma pessoa.

Agora, se depois de aposentado o trabalhador tiver emprego em outra empresa, ele pode pegar o FGTS só no fim do contrato de trabalho. Ou seja, o trabalhador pede o dinheiro se for demitido sem justa causa ou até mesmo se pedir demissão.

Como sacar o FGTS na aposentadoria

Nesse sentido, o saque pode ser feito pessoalmente nas agências da Caixa Econômica ou também pelo aplicativo do FGTS. Nesse último caso é só transferir para outra conta. A transferência do valor é feita em até cinco dias para a conta escolhida pelo trabalhador.

Já em casos de atendimento presencial, veja abaixo os documentos necessários:

– Carta de concessão da aposentadoria feita pelo INSS;

– Documento original com foto;

– Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

– Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS