Conecte-se conosco

Economia

Como será o pente-fino do INSS em 2021? Fique atento às novas regras!

Segurados do INSS serão notificados para realização do pente-fino em 2021, sendo necessário envio de documentação comprobatória.

Publicado

em

Previdência Social

Em setembro de 2020, foi divulgado o calendário de 2021 para o novo pente-fino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A informação desestabilizou alguns segurados, pois há o receio se vão ou não permanecer recebendo o benefício do INSS

O grupo que passará pelo pente fino do INSS será composto pelos cidadãos que recebem auxílio doença, auxílio acidente, aposentadoria por invalidez e benefício assistencial (BPC-LOAS). 

Todos que pertencerem a um desses quatro grupos serão notificados e deverão ir até uma agência da Previdência Social sob posse dos documentos solicitados. Esses devem estar legíveis e em excelente estado, com formato e tamanho adequados. 

É importante mencionar sobre a importância em manter o cadastro atualizado. Tendo em vista que, com os dados de telefone, e-mail e endereço corretos, o segurado não apresenta risco em ter o benefício cancelado por falha na comunicação com o INSS. 

Para passar pelo pente-fino do INSS em 2021, basta acessar o Meu INSS pelo aplicativo (Google Play/App Store) ou site. Feito o login, é só ir até “Atualização de Dados e Benefício”. Depois, anexe a cópia digitalizada do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, carteira de trabalho e previdência social, assim como outros documentos requisitados. 

Vale destacar que alguns beneficiários do INSS estão vedados de perder o benefício, são eles:

  • Aposentados por tempo de contribuição e idade;
  • Aposentados e pensionistas por invalidez, com idade superior a 60 anos;
  • Cidadãos que recebem o benefício previdenciário, por serem portadores de AIDS (HIV);
  • Pessoas com mais de 55 anos de idade e que já recebem há mais de 15 anos o benefício por incapacidade (auxílio-doença ou invalidez). Sendo que, a perda do benefício só será possível em caso de fraude.
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS