Conecte-se conosco

Agronegócio

Complicada e perfeitinha? Conheça a dionéia, a planta carnívora fofinha!

Conheça as principais dicas para cultivo dessa espécie super famosa e que pode complementar a sua coleção de verdinhas.

Publicado

em

Diferentemente do que a maioria pensa, as plantas carnívoras podem ser até muito fofinhas e delicadas. É o caso da dionéia, planta herbácea carnívora nativa dos pântanos do sudeste dos Estados Unidos.

Trata-se de uma verdinha bem pequena, com folhas dispostas em roseta, com características muito particulares. Isso porque as folhas aparentam ter “dentes” nas bordas, para facilitar na captura de pequenas presas, como moscas, formigas, aranhas e vespas.

A superfície interna das folhas apresenta coloração vermelha e secreta néctar para atrair os insetos, funcionando como uma armadilha.

Nela também há pelos sensitivos, que têm a função de detectar a presença do inseto para que em uma fração de segundos a armadilha se feche e o inseto prisioneiro possa ser digerido lentamente.

Após o fechamento da armadilha, são secretados em seu interior enzimas digestivas, produzidas por glândulas especiais e a digestão costuma durar cerca de 10 dias.

Apesar de ser uma predadora nata, a dionéia, como já mencionado, é uma espécie adorável e uma excelente opção para se ter em casa.

Sua floração ocorre na primavera e revela pequenas e delicadas flores de cor branca que dão origem a sementes pretas e brilhantes. Desse modo, se você se interessou em ter essa planta, conheça suas preferencias e as principais dicas para obter sucesso no cultivo da dionéia.

Cultivo

Propagação

Multiplica-se por sementes ou divisão da planta, com uma parte do rizoma.

Luminosidade

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra.

Substrato

O substrato deve ser a base de musgo esfagno, turfa e perlita, levemente ácido e mantido constantemente úmido. As dionéias não devem ser plantadas em terra e nem necessitam adubação, que pode facilmente intoxicá-las.

Regas

As regas devem ser frequentes, sendo importante manter o solo levemente úmido. Em hipótese algumas, encharque demais a planta, já que isso compromete o bom desenvolvimento das raízes.

Floração

Evite a floração nas plantas jovens, cortando fora a haste floral antes que ela alcance 8 cm. A floração exige tanta energia que pode facilmente matar a planta.

Curiosidades

No inverno, a dionéia entra em período de dormência e deve ser colocada em local bem fresco (entre 4 a 12ºC);

  • Jamais alimente-a com pedacinhos de carne ou insetos mortos, deixe que ela mesma consiga suas presas;
  • Nunca brinque com as armadilhas, fazendo-as fechar à esmo, pois a planta despende muita energia para reabri-la.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS