Tecnologia
Comprou um novo smartphone com sistema Android? Cuidado, ele pode ter vindo infectado com vírus!
Empresa de cibersegurança revela que milhões de celulares Android foram comercializados com vírus. Entenda o caso.
Segundo informações da empresa de cibersegurança Trend Micro, milhões de smartphones com sistema Android comercializados na China foram entregue aos clientes com vírus instalados ainda na fábrica.
O acontecido chocou a população do local, que, ao comprar um novo aparelho celular, esperava encontrar tecnologias atuais e, principalmente, segurança, mas não foi o que aconteceu. Continue a leitura para entender o que aconteceu no caso.
Milhões de smartphones foram comercializados com vírus na China
De acordo com a empresa que investigou o caso, o vírus que veio instalado de fábrica nos smartphones coletados estavam com o firmware danificado. A finalidade desse tal vírus era, em suma, roubar códigos de verificação em dois fatores que geralmente chegam por meio de SMS e credenciais.
Ao analisar os smartphones contaminados, a Trend Micro descobriu que diversas marcas do mercado estavam entre os aparelhos, no total, dez diferentes nomes de fabricantes da China. Além disso, a maioria dos aparelhos eram de linhas mais baratas e acessíveis.
No entanto, as investigações ainda não acabaram e novas marcas podem ser descobertas. A estimativa, segundo especialistas, é de pelo menos 40 marcas estejam envolvidos no caso.
Como se proteger?
Segundo o pesquisador sênior da Trend Micro, Fyodor Yarochkin, essa não é a primeira vez que esse tipo de coisa é descoberta no mercado digital de smartphones. Mas existe uma maneira de se proteger para não cair nesse tipo de golpe aplicado por criminosos especializados em espalhar malwares?
A resposta é sim. Marcas conhecidas e conceituadas globalmente possuem maior estrutura para combater esse tipo de adulteração nos aparelhos celulares. Com tecnologia de ponta, fica mais fácil aumentar a segurança dos smartphones.
Por isso, a principal recomendação dos especialistas é comprar novos celulares de empresas conhecidas pela segurança e qualidade oferecida aos clientes do mundo inteiro. Assim, a chance do seu novo smartphone ter sido adulterado é mínima.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp