Agronegócio
Comum, orgânico, caipira e de ‘galinha feliz’: quais as diferenças entre os tipos de ovos?
Aprenda o que significam os vários nomes que encontramos ao procurar ovos no mercado e saiba escolher o melhor para você!
Fazer compras pode não ser uma tarefa fácil, mas nos dias de hoje parece ter ficado ainda mais complexo. Isso porque nos esforçamos ao máximo para escolher as melhores opções para nós e aqueles que amamos. No entanto, com tantas opções e nomenclaturas, algumas vezes é preciso até mesmo pesquisar para saber os significados.
Se você foi recentemente ao setor de ovos, deve ter se deparado com essa situação. Existem ovos caipiras, comuns, orgânicos, e agora um tipo novo produzido por “galinhas felizes“, também conhecido como cage free (livre de gaiolas, na tradução).
Por muito tempo houve um boato de que as diferenças podiam ser observadas na cor da casca, e que a categoria influenciava o sabor e as qualidades nutricionais do produto. Entretanto, na verdade, não é bem assim que a coisa funciona. Nós já falamos sobre ovos caipiras e ovos comuns aqui.
Diferenças dos tipos de ovos
Inicialmente, ao contrário do que se pensava antes, o valor nutricional dos ovos independe do seu tipo. O que deve ser considerado é a alimentação da galinha em si, que pode ser mais ou menos saudável, resultando em um produto mais ou menos nutritivo. Veja as diferenças:
Ovo comum
Os ovos comuns ou de granja são os mais baratos e encontrados em qualquer mercado. Eles vêm de galinhas criadas em gaiolas dentro de galpões, que recebem uma ração com ingredientes de origem animal ou vegetal, além de aditivos para melhorar a coloração e produção dos ovos.
Ovos orgânicos
Os ovos orgânicos são mais caros e exigem uma certificação. Eles vêm de galinhas criadas soltas em áreas amplas, alimentadas por produtos exclusivamente orgânicos, ou seja, sem agrotóxicos, transgênicos ou hormônios, o que faz com que tenham uma casca mais grossa e uma gema mais alaranjada.
Ovos caipiras
Os ovos caipiras são similares aos orgânicos, mas não precisam de certificação. Eles também vêm de galinhas criadas soltas em áreas rurais, podendo ciscar e se movimentar livremente. A diferença é que a alimentação desses animais pode conter alguns ingredientes não orgânicos.
Ovos de galinhas felizes ou ‘cage free‘
Esses ovos são uma novidade no mercado brasileiro, sendo produzidos por galinhas criadas sem gaiolas, mas dentro de galpões fechados, com ninhos artificiais e poleiros para se abrigarem. No entanto, a alimentação desses animais é semelhante a dos que produzem ovos comuns, com ingredientes de origem animal e vegetal.
Então, qual escolher?
Agora que você já sabe o que cada tipo de ovo significa, é possível escolher qual mais se adéqua ao seu paladar, bolso e consciência. Lembre-se de que todos eles são fontes de proteína, vitaminas e minerais, então opte sempre por alimentos frescos, bem conservados e com a data de validade em dia.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção